Domingo, Dezembro 4, 2022
Pub

Sines: PRR apoia com 59M€ projeto de transição digital e ecológica no sector dos transportes e da logística

- Publicidade -
- Publicidade -

A Agenda NEXUS, liderada pela Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), foi um dos projetos vencedores no âmbito das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Trata-se de um consórcio é constituído por 35 organizações representativas da cadeia de valor, incluindo exportadores, operadores logísticos e de transporte, assim como empresas vocacionadas para exportar tecnologia e ainda entidades não empresariais do Sistema de I&I (ENESII) que, entre si, asseguram o know-how e a tecnologia com vista ao desenvolvimento desta Agenda de Inovação.

Segundo António Costa Silva, Ministro da Economia e do Mar, “esta Agenda é crucial para olharmos para as redes logísticas mais avançadas, as redes de transporte, as plataformas de conectividade”, numa lógica de reforço do posicionamento de Sines nas redes de comércio mundiais.

Segundo a informação disponibilizada, o NEXUS tem como objetivo promover a transição digital e ecológica do setor dos transportes e da logística através do desenvolvimento de 28 novos produtos e serviços com elevado grau de inovação e diferenciação, em domínios como open data e IA – Inteligência Artificial aplicados às operações portuárias, dos transportes e da logística, 5G, Cibersegurança, bem como modelos e algoritmos preditivos para a gestão dos recursos energéticos.

Com um incentivo total de 59 milhões de euros, e alinhado com as orientações estratégicas para o Porto de Sines, prevê-se que este pacto de inovação gere um volume de exportações dos produtos e serviços desenvolvidos da ordem dos 56 milhões de euros, criando cerca de 1000 postos de trabalho, para a promoção de um ecossistema logístico de alta performance e para o cumprimento das metas definidas pela União Europeia no âmbito do Pacto Ecológico Europeu.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

As mais vistas

Mais notícias

Almodôvar: Autarquia disponibiliza 12 mil euros em prémios para dinamizar o comércio local

O Município de Almodôvar volta a lançar a campanha “O Meu Natal é no Comércio Tradicional”, como forma de estímulo e apelo ao consumo...

Alentejo: Organização do festival “Futurama” garante a realização em 2023

Depois de em outubro a 1.ª edição do Festival Futurama ter apresentado no Baixo Alentejo 52 artistas, que participaram em 35 atividades nas localidades...