Sines já iniciou obra de requalificação do espaço publico, num investimento superior a 1,2 milhões de euros

O Município de Sines, no Alentejo Litoral, já iniciou obra requalificação da Rua Marquês de Pombal, que se insere na operação “Requalificação do espaço público da Rua Marquês de Pombal e Praça da República – 1.ª Fase”.

A referida operação um investimento elegível de 1 266 285,77 €, cofinanciado à taxa de 85% no âmbito do programa operacional Alentejo 2020 / Portugal 2020, com fundos FEDER / União Europeia, o que se traduz numa contribuição comunitária de 1 076 342,90 €.

Segundo a autarquia de Sines, “um dos principais eixos de circulação da cidade, a rua encontra-se descaracterizada e pouco funcional para quem a utiliza”, acrescentando que “a operação agora iniciada tem como principal objectivo dar mais condições de comodidade e segurança a quem anda a pé, mas também criar um percurso coerente para o fluxo automóvel e dar um impulso à função comercial.”

“Os novos percursos pedonais serão mais amplos e em pavimento confortável, durável e estável, acessível a todas as pessoas, incluindo pessoas com mobilidade reduzida”, acrescentou ainda a edilidade.

A empreitada tem um prazo de execução contratual de oito meses, condicionado por factores imprevisíveis como as condições meteorológicas.

De acordo com o faseamento programado, nos primeiros quatro meses deverá haver obras apenas entre a Praça da República e o Centro de Artes de Sines. A partir daí, as obras decorrerão em simultâneo nessa zona da rua e na zona entre o Centro de Artes de Sines e o viaduto da Estrada da Ribeira (junto à Fripex).