Simulou-se a queda de uma aeronave na Base Aérea de Beja para formar enfermeiros do INEM

Simulacro do INEM em Beja

O INEM realizou, recentemente, um exercício no âmbito do curso SIV-Enfermeiros na Base Aérea nº 11 em Beja.

O simulacroSimulacro sdsss(FAP) e Bombeiros Voluntários de Beja e realizou-se na sequência dos protocolos existentes entre o INEM e a FAP no âmbito da formação.

Segundo o INEM, “o exercício, em modalidade de Live Exercise (LIVEX), simulou um acidente aéreo com a queda de uma aeronave da FAP, seguida de incêndio e com diversos feridos a necessitar de assistência médica pré-hospitalar.”

Foram envolvidos vários meios que permitiram testar diversas capacidades e valências de resposta a um incidente deste género, entre os quais: uma Viatura de Intervenção em Catástrofe (VIC), uma ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV), uma ambulância de socorro dos Bombeiros de Beja, um helicóptero ligeiro e polícia da FAP. Diversas entidades, nomeadamente a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, estiveram envolvidas no papel de observadores.

O simulacro “permitiu a todos os envolvidos testar procedimentos e permitiu aos enfermeiros e enfermeiras que frequentaram o curso SIV-Enfermeiros, que irão reforçar as ambulâncias SIV do Alentejo, cimentar competências e fomentar sinergias entre instituições e espírito de grupo”, referiu ainda o INEM.