InícioAlentejoAlto AlentejoSimão Velez destaca papel...

Simão Velez destaca papel dos bombeiros na resposta a riscos cada vez mais complexos

Simão Velez destacou ao ODigital.pt o papel dos bombeiros perante os desafios crescentes da proteção civil e das alterações dos riscos.

Os bombeiros continuam a desempenhar um papel determinante na proteção das populações perante riscos cada vez mais exigentes e complexos. A convicção foi manifestada por Simão Velez, recém-empossado 2.º Comandante Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo, em declarações ao Jornal ODigital.pt durante as comemorações do 46.º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Sousel.

O responsável da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) destacou o trabalho desenvolvido pela corporação ao longo das últimas décadas, considerando que os bombeiros continuam a ser um dos pilares da resposta operacional no território.

«Comemoramos 46 anos de apoio às comunidades, de serviço ao próximo e de entrega à causa pública», afirmou, deixando uma mensagem de reconhecimento aos bombeiros, dirigentes e restantes elementos da associação.

Riscos exigem maior preparação das comunidades

Ao ODigital.pt, Simão Velez alertou para a evolução dos riscos que atualmente afetam as populações, defendendo a necessidade de reforçar a preparação dos cidadãos e das estruturas de proteção civil.

Segundo referiu, os incêndios rurais, os acidentes industriais e os fenómenos meteorológicos extremos têm demonstrado a vulnerabilidade das comunidades e exigem uma capacidade de resposta cada vez mais preparada.

«Urge preparar os cidadãos e as comunidades para as mais diversas situações e continuarmos na melhoria da nossa capacidade de resposta operacional», sublinhou.

O responsável regional da ANEPC considerou que, neste contexto, os bombeiros assumem uma importância estratégica devido à sua proximidade às populações, ao conhecimento do território e à capacidade de resposta às ocorrências.

«Na maioria das ocorrências são eles que estão presentes», referiu.

Valorização dos bombeiros é fundamental

Simão Velez defendeu ainda a necessidade de continuar a valorizar os bombeiros e criar condições para atrair novos elementos para as corporações.

«Os bombeiros são o bem mais valioso desta organização. São eles que temos de acarinhar e valorizar», afirmou.

O dirigente considera que as associações humanitárias devem continuar a trabalhar para garantir que os atuais operacionais se sintam motivados e para que novos voluntários vejam os bombeiros como uma referência nas suas comunidades.

Nesse sentido, destacou a importância de melhorar as condições de trabalho e de reforçar a capacidade operacional das corporações para responder aos desafios futuros.

Reconhecimento ao Município de Sousel e apoio ao novo comandante

Durante as declarações prestadas ao ODigital.pt, Simão Velez deixou também uma palavra de reconhecimento ao Município de Sousel pelo apoio prestado aos Bombeiros Voluntários de Sousel.

O responsável da ANEPC considerou que o investimento realizado pela autarquia tem contribuído para reforçar a proteção e a segurança da população do concelho.

Simão Velez aproveitou igualmente para felicitar David Sádio pela tomada de posse como comandante dos Bombeiros Voluntários de Sousel, garantindo disponibilidade para colaborar com o novo responsável da corporação.

«Cá estarei para o apoiar no que for necessário», afirmou.

O 2.º Comandante Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo terminou deixando uma mensagem de confiança no futuro do setor, destacando a capacidade de adaptação dos bombeiros perante as dificuldades e os desafios operacionais que enfrentam diariamente.

«Por mais difíceis que possam parecer estes dias, lembrem-se que no passado já houve provações e dificuldades que foram ultrapassadas e das quais saímos mais fortes, mais capacitados e mais resilientes», concluiu.

Mais notícias

Despiste de camião faz um ferido grave na Estrada Nacional 4 em Borba

O condutor do camião que se despistou hoje de manhã na Estrada Nacional 4...

Veículo pesado de mercadorias despista-se na EN4 em Borba

Um veículo pesado de mercadorias despistou-se hoje de manhã na Estrada Nacional 4 (EN4)...

Grândola: Colisão entre dois carros provoca cinco feridos perto de Melides

Uma colisão entre dois veículos ligeiros de passageiros teve lugar esta sexta-feira, dia 10...

Carro despista-se em Santiago (Portalegre) e provoca três feridos

Um veículo ligeiro de passageiros despistou-se ao início desta tarde, em Santiago, na freguesia...

Incêndios: Dominado fogo em mato e pasto no concelho de Évora

O incêndio numa área de mato e pasto que deflagrou hoje à tarde perto...

Incêndios: GNR investiga quem depositou cinzas no lixo na origem de fogo em Évora

A GNR iniciou uma investigação para apurar o autor da deposição de cinzas num...

Nisa: Incêndio perto de Alpalhão mobiliza meios aéreos e cerca de uma centena de operacionais

Um incêndio deflagrou esta quarta-feira, dia 8 de julho, perto de Alpalhão, no concelho...

Évora: Incêndio em Valverde mobiliza meios aéreos e mais de uma centena de operacionais

Um incêndio deflagrou esta quarta-feira, dia 8 de julho, em Valverde, no concelho de...

Borba: Colisão entre carro e carrinha na N4 provoca um ferido

Uma colisão entre um ligeiro de passageiros e um ligeiro de mercadorias teve lugar...