Sábado, Maio 18, 2024

Setores tradicionais adaptam-se ao online e conseguem ter sucesso

- Pub -

As limitações criadas nos últimos anos criaram um momento difícil para os comércios físicos em todo o mundo. Afinal as empresas que dependiam exclusivamente da abertura de lojas tiveram que manter as portas fechadas por muito tempo e depois voltar com novas regras a seguir.

Ao mesmo tempo, aqueles comércios que desde algum tempo vinham implementando seus sites para trabalhar com as vendas através da internet, juntamente com suas lojas físicas, conseguiram sobreviver diminuindo seus prejuízos.

O mais interessante é que com isso acabaram observando um grande aumento de vendas através deste canal. Segundo vários estudos, graças à transformação digital o faturamento com a venda de produtos pela internet tem crescido dia a dia com milhões de pedidos anualmente.

Não resta dúvida que com a chegada dos telemóveis e o avanço rápido da sua tecnologia, aliado à internet de alta velocidade, a vida das pessoas acabou por transformar-se completamente.

A abundância de aplicações disponíveis para esses aparelhos nos permite fazer as compras do supermercado, pedir um táxi, comprar o seu prato preferido no restaurante ou até mesmo adquirir um item religioso em lojas de artigos religiosos, como na Holyart, tudo isso sentado no conforto de sua casa.

É interessante notar como uma empresa de artigos religiosos pode se modernizar e ter excelente presença online, a vender para vários países com diversos métodos de pagamento. Esse movimento de setores mais tradicionais da economia é uma aula de adaptação.

Indústrias tradicionais movimentam-se

As grandes empresas já previam essas mudanças, inclusive as fintechs com sua atuação agressiva no mercado financeiro, acabaram sendo responsáveis por uma considerável migração de clientes dos grandes e tradicionais bancos, o que acabou obrigando essas instituições a mudarem sua forma de atuação no mercado.  

Hoje o setor do comércio deve estar atento a essas mudanças de comportamento para que possa se posicionar sempre à frente, utilizando as novas tecnologias para que tenha condições de ser cada vez mais competitivo, oferecendo ao seu cliente tanto a opção de compra através de suas lojas físicas como também pela internet.

Os clientes dispõem a cada dia de menos tempo para sair às compras e dessa maneira dispor de um serviço que esteja disponível na internet 24 horas por dia é muito conveniente.

Os consumidores através dos sites e aplicações têm a possibilidade de ver o produto que desejam comprar, ler a descrição do mesmo, pesquisar o preço e comprar, recebendo o produto em casa ou mesmo retirando em uma loja física.

As companhias aéreas e empresas de viagens foram também pioneiras desde que disponibilizaram a compra de passagens pela internet há alguns anos e em seguida permitiram fazer o check-in em casa, sem a necessidade de enfrentar aquelas enormes filas no aeroporto.

Muitas lojas utilizam as redes sociais para divulgar seus produtos, além do que podemos usar em alguns casos a própria plataforma para negociar nossos artigos. Outras empresas fazem parcerias com influenciadores digitais, que são pessoas com um grande número de seguidores nas redes, e que dão opiniões sobre um determinado produto.

Com o exponencial aumento das vendas pela internet temos assistido um grande número de abertura de novas lojas virtuais. É o caminho natural não só para os pequenos empreendedores como também para grandes empresas.

A internet possui bilhões de sites e em determinadas situações para ser visto na internet se deve optar por estabelecer parcerias.  Uma das boas opções é o chamado marketplace, onde as grandes empresas de e-commerce disponibilizam espaços para pequenos varejistas venderem seus produtos através dos seus canais digitais. 

Em poucas décadas ocorreu uma transformação extremamente rápida em nossa sociedade graças às novas tecnologias. Elas alteraram completamente a maneira de como nós nos comunicamos e trabalhamos, alterando até as mínimas coisas do dia a dia.

Para os mais jovens então se torna impossível imaginar viver sem a internet e um telemóvel. Ele quase passou a fazer parte do corpo. Aqueles que não estão preparados para trabalhar com essas novas ferramentas tecnológicas terão enormes dificuldades no futuro.

O e-commerce não veio para acabar com as lojas físicas, ele será na verdade um complemento para esse tipo de comércio. O cliente terá à sua disposição um local para poder escolher com calma no conforto de sua casa o produto que deseja adquirir, pesquisar os preços praticados e aí então se dirigir a loja física já sabendo exatamente o que deseja comprar.

- Pub -

Também pode gostar

- Pub -

Últimas Notícias

Feira Medieval: O evento que «mobiliza» a população, feirantes e alunos de Estremoz

O Mercado Medieval de Estremoz foi inaugurado este sábado, dia 18 de maio, na Praça da República. A abertura teve...