InícioÚltimasSetembro foi o segundo...

Setembro foi o segundo mês mais quente na Europa e no mundo mas frio em Portugal

O mês de setembro foi o segundo mais quente na Europa e também em termos globais, ainda que em Portugal tenha sido considerado frio e seco, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Numa caracterização sobre o mês passado divulgada, o IPMA destaca o facto de setembro ter sido o segundo mais quente alguma vez registado, a seguir a setembro do ano passado, e que a temperatura média global foi de 16,17 graus celsius (°C), 0,73°C acima do valor médio 1991-2020.

O IPMA destaca ainda as estimativas de que o mês tenha sido cerca de 1,54°C mais quente do que a média pré-industrial de 1850-1900, sendo o 14.º mês “num período de 15 meses em que a temperatura do ar da superfície média global excedeu 1,5°C”.

O valor de 1,5ºC acima da média pré-industrial é aquele que segundo os cientistas não deve ser ultrapassado para impedir impactos graves e irreversíveis do aquecimento global. Foi estabelecido como uma meta a não ultrapassar por praticamente todos os países do mundo na cimeira do clima em Paris em 2015, de onde saiu o chamado Acordo de Paris.

Segundo o IPMA, na Europa o valor médio da temperatura do ar foi de 1,74°C acima do valor médio 1991-2020. Foi o segundo setembro mais quente, depois do mês de setembro de 2023.

As temperaturas do ar na Europa, diz o Instituto, estiveram acima da média no leste e nordeste da Europa, com ondas de calor na Noruega e na Suécia e, abaixo da média, numa grande parte da Europa Ocidental, incluindo França, a maior parte da Península Ibérica e Islândia.

Em Portugal continental foi um mês classificado como frio em relação à temperatura e seco quanto à precipitação.

O valor médio da temperatura média esteve 0,81ºC abaixo do valor normal (1981-2010) e foi o quarto mais baixo desde 2000. A temperatura máxima teve o quinto valor mais baixo e a temperatura mínima foi o terceiro valor mais baixo (valores médios e desde 2000).

Quanto à chuva o valor de 32,9 milímetros corresponde a 76% do valor médio 1981-2010. Registou-se mais chuva na segunda quinzena e especialmente no norte e centro.

A área de Portugal continental em seca meteorológica diminuiu nas regiões norte e centro. A sul do rio Tejo predominam as classes de seca moderada e severa, com o IPMA a destacar os distritos de Beja (interior) e Faro com vários locais na classe de seca severa.

“No final de setembro cerca de 69% do território estava em seca meteorológica fraca a severa”, segundo o boletim do IPMA para o mês de setembro. Não havia qualquer região do país em seca extrema.

Mais notícias

Ministra do Ambiente diz que novo Rossio de São Brás vai ajudar Évora a adaptar-se ao calor

A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, afirmou, esta terça-feira, em...

Calor: Castro Verde com locais climatizados para apoio à população

A Câmara de Castro Verde, no distrito de Beja, disponibilizou “espaços seguros e climatizados”...

Calor: Reguengos de Monsaraz abre multiusos para oferecer “proteção térmica” à população

A Câmara de Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, vai abrir o pavilhão...

Hospital de Évora ativa Nível 2 do Plano Sazonal devido às temperaturas extremas

A Unidade Local de Saúde do Alentejo Central ativou, no Hospital de Évora, o...

Calor: Câmara de Aljustrel disponibiliza locais climatizados para apoio à população

A Câmara de Aljustrel, distrito de Beja, disponibilizou vários locais climatizados, espalhados pelas cinco...

Calor: Portalegre aciona plano de contingência e disponibiliza espaços climatizados

A Câmara de Portalegre ativou hoje um plano de contingência para fazer face ao...

Calor: Ministra do Ambiente pede “economia de água” e admite apagões localizados

A ministra do Ambiente e Energia pediu hoje à população para tentar fazer “uma...

Proteção Civil alerta para perigo de incêndio rural devido ao calor e vento forte

O Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central emitiu, esta quarta-feira,...

IPMA prevê temperaturas até 44 graus no Alentejo durante episódio de tempo muito quente

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê um período prolongado de tempo...