Serra D’Ossa praticamente sem vigilante no período da noite. GNR assegura vigilância com patrulhamento

São Gens
Foto: A Terra vista do céu

Desde o final do mês de junho que o único posto de vigia ativo da Serra D’Ossa (São Gens) está sem vigia durante a noite.

A situação acontece desde o final de junho e numa altura em que está a decorrer a fase mais critica de combate aos incêndios e deixa assim praticamente desprotegido durante a noite um dos pulmões do Alentejo.

Segundo a informação que nos chegou esta situação deve-se ao fato de um dos elementos da equipa de vigilância se ter aposentado, ficando assim a serra praticamente sem vigilância entre as 0h e as 8h.

Recorde-se que a contratação de vigilantes é uma competência da Guarda Nacional Republicana, pelo que, ODigital.pt contatou o Comando Territorial de Évora da GNR que nos confirmou a situação, indicando que se verifica “desde o dia 23 de junho”.

Questionado sobre como e quando a situação poderá ser resolvida, o Tenente-Coronel Rogério Copeto indicou-nos que a situação deverá ficar resolvida “brevemente, estando a vigilância a ser feita através do patrulhamento.”

Recorde-se que a Serra D’Ossa localiza-se no distrito de Évora, nomeadamente nos concelhos de Redondo, Estremoz, Borba, Vila Viçosa e Alandroal.