Serpa: Biblioteca Municipal recebe exposição sobre o Holocausto

A Biblioteca Municipal Abade Correia da Serra, em Serpa, recebe a partir do próximo dia 18 de Janeiro, a exposição Anne Frank – uma história para hoje.

Esta exposição, que irá estar patente até 29 de Fevereiro, está integrada na programação das Jornadas Municipais da Educação e pretende ser um instrumento para reflectir sobre a preservação da liberdade e dos direitos humanos, fundamentais para a existência de sociedades plurais e justas.

Criada originalmente pela Anne Frank House (Amesterdão – Holanda), a exposição apresenta-se como um instrumento educativo, com o objectivo de levar à reflexão sobre o período em que o regime nazi esteve no poder, e manter viva a memória de Anne Frank, cujo diário transformou no símbolo das vítimas de todas as formas de discriminação e opressão.

A história, contada através da perspectiva da família Frank, liga-se à história do Holocausto a partir do relato de sobreviventes.

Contém diversos elementos que desafiam a pensar sobre as semelhanças e diferenças entre os eventos do passado e acontecimentos no mundo actual, com o objectivo de estimular a reflexão sobre a importância de conceitos como a liberdade, respeito mútuo, direitos humanos e democracia.

Acrescenta-se a importância, para os dias actuais, da consciencialização quanto à necessidade de uma cidadania participativa para a preservação da liberdade e dos direitos humanos, bases fundamentais para a existência de sociedades plurais e justas.

Poderão ser efectuadas visitas guiadas à exposição, de entrada livre, mediante inscrição prévia, através do telefone n.º 284 540 290.