Serpa acolheu a abertura do mês da prevenção dos maus tratos na infância

A localidade alentejana de Serpa acolheu, esta segunda-feira, a cerimónia de abertura do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, que decorreu no Auditório do Musibéria, com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Justiça, Jorge Alves Costa.

O evento, levado a cabo pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ), foi assinalado com a apresentação da peça “Filho és, pai serás” levada à cena por alunos da Escola Secundária de Serpa – Embaixadores Juniores do Parlamento Europeu e membros do Projeto Europeu “Celebrando a Democracia através do Teatro Escolar”.

Seguiu-se o momento de interação/debate entre estes jovens e os convidados da CNPDPCJ, nomeadamente, o Secretário de Estado Adjunto e da Justiça, a Diretora do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental da Infância e da Adolescência de Pediatria do Hospital de Santa Maria e membro do Conselho Nacional da CNPDPCJ, Teresa Goldschmidt, e a Presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, Rosário Farmhouse.

A CNPDPCJ, organismo que coordena as 311 CPCJ existentes no país, promove anualmente uma campanha de sensibilização, com vista à prevenção dos maus-tratos, práticas lesivas para as crianças e que podem deixar marcas profundas no seu desenvolvimento. Acontecem em diferentes contextos e são transversais a todos os estratos da população, revestindo diversas formas: negligencia, abandono, maltrato físico e psicológico, abuso sexual.

“Serei o que me deres, que seja amor”, é o slogan desta campanha, que visa alertar a comunidade para a necessidade de prevenção de maus-tratos a que muitas crianças são sujeitas.

Veja também:

Agricultores desafiam ministro a ir a Serpa e respondem que “também sabemos subtrair”

A APROSERPA – Associação de Produtores do Concelho de Serpa desafiou o ministro da...

Agricultores de Serpa refutam ministro sobre rendimentos triplicados no setor

Uma associação agrícola do concelho de Serpa, distrito de Beja, desafiou hoje o ministro...

Cancro da pele e oral: Serpa e Reguengos recebem ações em outubro

Serpa e Reguengos de Monsaraz vão receber ações de diagnóstico precoce do cancro da...

Agricultores de Serpa exigem ao ministro reunião sobre dificuldades no setor

A APROSERPA - Associação de Produtores do Concelho de Serpa, no distrito de Beja,...

Agricultores convocam marcha lenta para sexta-feira em Serpa contra subida dos custos

Uma associação de produtores agropecuários promove uma marcha lenta, na sexta-feira, no concelho de...

Câmara de Serpa e Conservatório Regional do Baixo Alentejo preparam parceria

A Câmara de Serpa está a preparar um protocolo de colaboração com o Conservatório...

GNR detém cinco homens por permanência ilegal em Serpa

A GNR deteve cinco homens, com idades entre os 22 e os 49 anos,...

Agricultores de Serpa alertam para “tragédia” e protestam contra preços dos combustíveis 

Cerca de 50 agricultores do concelho de Serpa, distrito de Beja, protestaram hoje contra...

Câmara de Serpa contrata projeto de requalificação da Escola Básica de Vila Verde de Ficalho

A Câmara Municipal de Serpa assinou, a 15 de setembro, o contrato para a...