InícioAlentejoAlto AlentejoSeminário sobre alterações climáticas reúne especialistas em Gavião a 20 de março

Seminário sobre alterações climáticas reúne especialistas em Gavião a 20 de março

O Cine-Teatro Francisco Ventura, em Gavião, no distrito de Portalegre, recebe no próximo dia 20 de março o seminário “Alterações Climáticas e Eventos Meteorológicos Adversos”.

Publicado em:

O Cine-Teatro Francisco Ventura, em Gavião, no distrito de Portalegre, recebe no próximo dia 20 de março o seminário “Alterações Climáticas e Eventos Meteorológicos Adversos”. A iniciativa inclui também uma demonstração de meios e reunirá especialistas de diferentes entidades ligadas à meteorologia, proteção civil, ambiente e comunicação.

A sessão tem início às 09h45 com a abertura oficial pelo presidente da Câmara Municipal de Gavião, Eng.º António Severino. O encontro pretende abordar os impactos das alterações climáticas e a resposta das instituições perante fenómenos meteorológicos extremos.

Programa reúne especialistas de várias entidades

A primeira intervenção está marcada para as 10h00 e será conduzida pelo professor Rui Salgado, da Universidade de Évora, que apresentará uma abordagem integrada sobre alterações climáticas e catástrofes naturais.

Segue-se, às 10h30, a intervenção da Dra. Manuela Saramago, da Agência Portuguesa do Ambiente, dedicada à monitorização hidrológica e à vigilância dos recursos hídricos.

Às 11h00, o Eng.º Nuno Lopes, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), abordará a monitorização de fenómenos meteorológicos extremos e a transmissão de informação à população e às autoridades de proteção civil.

Às 11h30, o jornalista Hugo Alcântara, do Serviço de Informação e Comunicação (SIC), apresentará uma intervenção sobre o papel dos órgãos de comunicação social na comunicação de emergência.

A manhã termina com um debate moderado pelo comandante sub-regional do Alto Alentejo, Rui Conchinha.

Debate sobre resposta a fenómenos meteorológicos extremos

O programa da tarde tem início às 14h15 com uma intervenção do 2.º comandante nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), José Ribeiro, dedicada aos eventos meteorológicos extremos, com referência à tempestade DANA que afetou Valência.

Às 14h45, o tenente Ricardo Fernandes abordará a capacidade de resposta da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) em situações meteorológicas adversas.

Segue-se, às 15h15, a intervenção do comandante José Recilinho sobre a capacidade operacional da Força Especial de Proteção Civil (FEPC) em cenários de meteorologia extrema.

Às 15h45, o comandante Simão Vélez, dos Bombeiros de Ponte de Sor, analisará a resposta dos corpos de bombeiros do distrito de Portalegre perante fenómenos meteorológicos adversos.

O encontro termina com um debate final moderado pelo comandante dos Bombeiros de Gavião, Fernando Delgado, e com a sessão de encerramento, prevista para as 16h45, pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo).

A participação no seminário requer inscrição prévia, podendo ser efetuada através de QR Code disponível no cartaz da iniciativa ou através dos contactos disponibilizados pela organização.

Artigos relacionados

Aljustrel recebe primeiros certificados de origem de biometano emitidos em Portugal

A central de produção de biometano de Aljustrel foi a primeira em Portugal a...

Novo projeto solar no Alto Alentejo entra em consulta pública

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) tem a decorrer, entre 7 e 27 de...

Birdwatching ganha destaque no Alto Alentejo com evento na Escola de Hotelaria de Portalegre

A Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre (EHTP) recebe, no próximo dia 10...

Antigas áreas mineiras podem vir a produzir energia limpa após estudo do Governo

O Governo determinou a realização de um estudo técnico para avaliar o potencial das...

Governo lança estratégia para proteger polinizadores e reforçar biodiversidade

O Governo aprovou o plano “Polinizadores em Ação”, um instrumento estratégico para a conservação...

Mértola garante 2,8M€ para desassoreamento e recuperação do Rio Guadiana

O Município de Mértola assinou um contrato-programa no valor de 2,8 milhões de euros...

Proteção do sisão e da abetarda promovida com projeto em Elvas

A proteção do sisão e da abetarda levou a Fundação da Casa de Bragança...

Há um projeto em Ponte de Sor que está a estudar o Rio Sor — e envolve várias gerações

Alunos do 8.º ano da Escola Secundária de Ponte de Sor estão a desenvolver...

Feira Medieval de Belver (Gavião): Inscrições já abriram para artesãos, mercadores e taberneiros

Estão abertas as inscrições para a XXI Feira Medieval de Belver, que vai decorrer...