InícioAlentejoBaixo AlentejoVidigueira promove 1.ª Semana...

Vidigueira promove 1.ª Semana do Empreendedorismo entre 3 e 10 de julho

Iniciativa da Câmara da Vidigueira junta cultura, economia e território, com sessões em Pedrógão, Selmes, Vila de Frades e Vidigueira.

A Câmara Municipal de Vidigueira promove, entre os dias 3 e 10 de julho, a 1.ª Semana do Empreendedorismo, uma iniciativa dedicada à economia local, ao território e à valorização da identidade do concelho.

O programa, desenvolvido com a colaboração das juntas de freguesia, será descentralizado por vários pontos do município e pretende abordar diferentes áreas ligadas ao desenvolvimento económico, ao turismo, à sustentabilidade e à inovação.

Protocolo com o NERBE/AEBAL abre a iniciativa

A Semana do Empreendedorismo tem início em Pedrógão do Alentejo, no dia 3 de julho, no âmbito do Festival Sabores do Rio. A primeira sessão inclui a assinatura de um protocolo de cooperação entre o Município de Vidigueira e o NERBE/AEBAL – Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral.

Segundo a autarquia, este momento representa o reforço do compromisso do município com o tecido empresarial e com a criação de condições favoráveis ao empreendedorismo no concelho.

Ainda em Pedrógão, a sessão terá como tema o “Rio Guadiana — um rio de oportunidades”, procurando abordar o potencial económico e turístico associado a este recurso natural.

Azeite, vinho e inovação em destaque no programa

A programação prossegue no dia 4 de julho, em Pedrógão, no Centro de Convívio, com a sessão dedicada ao tema “Guadiana — um rio de oportunidades”, entre as 14h30 e as 17h30.

No dia 7 de julho, a iniciativa segue para Selmes, com uma sessão no Lagar da Casa Relvas subordinada ao tema “Sustentabilidade do Azeite no Alentejo”.

A 9 de julho, Vila de Frades recebe a sessão “Herança Vitivinícola de Vila de Frades: da arte da talha ao vinho”, que terá lugar nas Ruínas Romanas de São Cucufate, entre as 14h30 e as 18h00.

O encerramento está marcado para 10 de julho, no Museu Municipal de Vidigueira, com a sessão “Inovação e Desenvolvimento”, entre as 14h30 e as 17h30.

Sessões em espaços ligados à identidade do concelho

De acordo com o Município de Vidigueira, a escolha dos locais procura associar o empreendedorismo às raízes e à memória do território. O Festival Sabores do Rio, o Lagar da Casa Relvas, as Ruínas Romanas de São Cucufate e o Museu Municipal integram, por isso, a dimensão económica e cultural da iniciativa.

O programa detalhado de cada sessão será divulgado oportunamente pela autarquia.

As inscrições para a 1.ª Semana do Empreendedorismo decorrem através do formulário disponibilizado pelo Município de Vidigueira.

Mais notícias

Alcáçovas: Autarca quer Feira do Chocalho como “montra” e instrumento de “salvaguarda da arte chocalheira”

A próxima edição da Feira do Chocalho, em Alcáçovas, deverá reforçar a ligação à...

Avis: Feira Franca entre sexta-feira e domingo

Os músicos Richie Campbell, HMB, Badoxa, Os Quatro e Meia e Luís Trigacheiro são...

Feira de Vila Nova da Baronia (Alvito) abriu com forte adesão: “Há cada vez mais gente” (c/fotos)

A Feira Anual de Vila Nova da Baronia, no concelho de Alvito, abriu portas...

Portalegre: Vila histórica de Alegrete acolhe feira dedicada à gastronomia e artesanato

A vila histórica de Alegrete, no concelho de Portalegre, acolhe no fim de semana...

Recolha seletiva aumenta nos cinco concelhos abrangidos pela AMCAL

A Associação de Municípios do Alentejo Central (AMCAL) registou, no primeiro semestre de 2026,...

Resialentejo amplia instalações de canil e gatil em Beja

A empresa intermunicipal Resialentejo, com sede em Beja, vai avançar com a ampliação das...

Feira de S. Boaventura encerra em Arraiolos com Mostra de Atividades Económicas

A Feira de S. Boaventura termina esta segunda-feira, 13 de julho, em Arraiolos, com...

Feira de S. Boaventura leva folclore e Ana Arrebentinha a Arraiolos no domingo

A Feira de S. Boaventura continua este domingo, 12 de julho, em Arraiolos, com...

Feira de S. Boaventura prossegue em Arraiolos com Lucky Duckies e Compis del Cante

A Feira de S. Boaventura prossegue este sábado, 11 de julho, em Arraiolos, com...