Selo Clean & Safe já foi atribuído a mais de 17 mil entidades que cumprem as recomendações da DGS

De acordo com a informação disponibilizada pelo Ministério da Economia e Transição Digital,  já são mais de 17 mil os aderentes ao Selo Clean & Safe que reconhece o cumprimento das recomendações da Direcção-Geral da Saúde e os procedimentos seguros para o funcionamento das actividades turísticas.

A iniciativa foca na confiança necessária para a Retoma, do lado da procura mas também da oferta, e abrange toda a cadeia de valor do turismo envolvendo áreas e actividades que vão do Alojamento Local aos Empreendimentos Turísticos, Empresas de Animação Turística, Restaurantes, Agências de Viagens e Turismo, Rent-a-Car, passando também pelos Postos de Turismo, Campos de Golfe, Museus, Casinos e Bingos, Palácios, Monumentos & Sítios, Áreas de Serviço de Autocaravanas e Aeroportos.

Ainda esta semana, a iniciativa será alargada a empresas organizadoras de eventos e congressos, recintos de espectáculos. Em breve também as termas poderão aderir ao selo.

Também a Plataforma Clean & Safe (portugalcleanandsafe.com) tem despertado grande adesão e, à medida que as empresas retomam a sua actividade, o número de interacções sobre o grau de confiança relativamente ao cumprimento das medidas de higienização e limpeza tem crescido, contabilizando mais de 8 mil acessos em apenas duas semanas de funcionamento.

A avaliação dos clientes, através desta Plataforma, é um dos indicadores utilizados pelo Turismo de Portugal para a realização de vistorias aleatórias às empresas e serviços aderentes, em articulação com as autoridades competentes e com as associações representativas das actividades abrangidas.

A Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques salientou que “o sistema de avaliação delineado é claramente robusto e, mais uma vez, somos pioneiros, aliando dois grandes desafios do turismo do futuro – a segurança nas condições sanitárias e o digital. Promovemos assim um ambiente em que o digital contribui para a regulação, para alterações positivas das práticas e hábitos no turismo. Também promovemos uma atitude cada vez mais activa e participativa por parte dos clientes.”

De adesão gratuita, o selo Clean & Safe mantém-se válido até 30 de Abril de 2021. O Turismo de Portugal promove a formação necessária às empresas para a implementação das medidas associadas, tendo já assegurado a formação de mais de 20.000 pessoas.

O Clean & Safe foi também a base da distinção pelo WTTC a Portugal com o selo Safe Travels.