InícioAlentejoAlentejo CentralSEDES promove debate sobre...

SEDES promove debate sobre identidade cultural, coesão e valorização do território em Évora

SEDES promove, a 15 de junho, em Évora, um encontro de reflexão sobre identidade cultural, coesão e valorização do território.

A SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, através do seu Núcleo Distrital de Évora, vai promover, no próximo dia 15 de junho, um encontro de reflexão dedicado ao tema «Identidade Cultural, Coesão e Valorização do Território». A iniciativa decorrerá entre as 17h30 e as 19h30, no Palácio D. Manuel, em Évora.

O encontro integra o ciclo «Temas para o Território» e enquadra-se nos trabalhos do grupo «Elementos de Identidade – Cultura, Património e Artes», tendo como objetivo promover a reflexão sobre o papel da cultura, da memória e da identidade na valorização dos territórios e na promoção da coesão territorial.

Segundo a organização, estas iniciativas pretendem constituir-se como espaços abertos de diálogo entre diferentes perspetivas institucionais, técnicas e cívicas, procurando identificar contributos concretos para o desenvolvimento do território.

Programa reúne responsáveis institucionais e especialistas

A receção dos participantes está marcada para as 17h15, seguindo-se a sessão de abertura às 17h30, conduzida por António Costa Dieb, da SEDES Évora.

O programa inclui três intervenções temáticas. Ana Paula Amendoeira, historiadora, abordará o tema «Identidade Cultural e Coesão Territorial – Memória e Futuro». Seguir-se-á a intervenção de Maria do Céu Ramos, presidente da Associação Évora 2027, dedicada ao tema «Évora CEC 2027, Contributos para a Valorização da Identidade do Território».

A terceira comunicação estará a cargo de Carlos Zorrinho, presidente da Câmara Municipal de Évora, que falará sobre «A Cultura como Elemento da Gestão do Território».

Debate e síntese dos trabalhos

Após as intervenções, terá lugar um debate moderado por Luís Matias, diretor da Rádio Diana FM. A síntese e relato dos conteúdos será apresentada por Fernando Gameiro, da SEDES Évora.

O encerramento está previsto para as 19h20 e será realizado por Álvaro Beleza, presidente da SEDES.

A participação é aberta aos interessados, estando a organização a solicitar a confirmação de presença até ao dia 11 de junho, através do endereço de correio eletrónico sedes.evora@gmail.com.

Mais notícias

Falhas informáticas no Hospital de Évora condicionam urgência e obrigam a acionar plano de contingência

O Serviço de Urgência Polivalente do Hospital do Espírito Santo de Évora encontra-se a...

Baronia D’Alvito regressa para contar a história da primeira Baronia de Portugal. Veja as imagens da abertura

A Baronia D’Alvito regressou esta sexta-feira à vila de Alvito, numa iniciativa que pretende...

Novo programa incentiva pintura das fachadas do centro histórico de Évora

A Câmara de Évora lançou um programa para incentivar a pintura das fachadas do...

Évora recebe pela primeira vez curso que liga biotecnologia aos desafios da agricultura mediterrânica

A Universidade de Évora acolhe, entre os dias 6 e 9 de julho, a...

PsiEquilibra promove oficina intergeracional sobre memória e emoções em Évora

A PsiEquilibra vai promover, no próximo dia 4 de julho, em Évora, a oficina...

Évora e Beja entre os distritos com maior quebra na criação de empresas até maio de 2026

Os distritos de Évora e Beja registaram algumas das maiores reduções na constituição de...

Évora prepara renovação do Centro Histórico com campanha de pintura de fachadas

A Câmara Municipal de Évora aprovou os princípios orientadores do programa “Casario Branco”, uma...

CIMAC apresenta Plano de Mobilidade Sustentável para aproximar populações no Alentejo Central (c/fotos)

A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) apresentou o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável...

Évora integra seminário nacional que assinala 40 anos da Lei de Bases do Sistema Educativo

A Universidade de Évora vai acolher, em outubro de 2026, uma das sessões do...

Mais visto