
Apesar de não se conhecerem casos confirmados em Portugal, as empresas do alojamento turístico e da restauração e bebidas começam já a sentir os primeiros sinais provocados pelo novo Coronavírus, com registo de contracção e mesmo cancelamento de reservas já efectuadas, o que exige que se antecipem medidas específicas de apoio a estas actividades, nomeadamente ao nível financeiro, por forma a se acautelar e minimizar impactos negativos na actividade turística de 2020.
Preocupada com esses impactos no sector, a AHRESP já solicitou ao Governo a criação de instrumentos financeiros de apoio às empresas e seus trabalhadores, para quando se verificarem quebras significativas na actividade, o que parece ser inevitável, atendendo aos dados que a AHRESP detém.
A AHRESP recorda que “esta situação de pandemia se acentua numa época em que as empresas já iniciaram o reforço de contratação de mão-de-obra, bem como realizaram investimentos de requalificação e melhoramento das suas unidades para o período da Páscoa que se avizinha, mas também para a época alta do Verão, procura essa que se pode não registar.”