Sexta-feira, Março 29, 2024

Saúde: Das 129 vagas para médicos, apenas 20 foram preenchidas, no Alentejo

- Pub -

Apesar de terem sido disponibilizadas 129 vagas para médicos, no Alentejo, apenas 20 entraram.

As vagas estavam distribuídas pelo hospital do Espírito Santo de Évora e centros hospitalares do Baixo Alentejo, Norte Alentejano e Litoral Alentejano.

Na edição de hoje do Jornal Público, destaca-se que estes números correspondem a 84,4% de lugares livres.

Refere-se ainda o facto de o Alentejo ser a região que atrai menos médicos, com grande distância da segunda menos atractiva, o Algarve, na qual ficam em aberto 44,1% das vagas.

Para Alexanre Valenti Lourenço, presidente da secção regional sul da Ordem dos Médicos, Alexandre Valentim Lourenço, em declarações à Sábado e analisando a obstetrícia, afirma ser normal que os novos médicos não escolham o Alentejo, região na qual existiam disponíveis 7 vagas, que ficaram por preencher.

Disse mesmo que o Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém “é um sítio onde se fazem 300 partos por ano e essas crianças nascem em Évora, em Setúbal ou até no Algarve”.

Já sobre Beja e Portalegre explicou que “não há condições de trabalho nem financeiras para atrair os profissionais especializados”.

No total, do território nacional, foram colocados a concurso 1264 postos de trabalho para recém-especialistas e apenas 909 foram ocupados.

- Pub -

Também pode gostar

- Pub -

Últimas Notícias

Associação de Futebol de Évora: Aberto prazo de candidaturas ao Fundo Crescer 24

Estão abertas as candidaturas à 3ª Fase do Fundo Crescer 24 - Infraestruturas, que visa apoiar projetos aos clubes...