Santuário de Fátima promove primeira visita temática à exposição temporária Vestida de Branco

O Santuário de Fátima vai promover no próximo dia 1 de julho, a primeira visita temática à exposição temporária comemorativa do centenário da primeira escultura de Nossa Senhora de Fátima – Vestida de Branco.

Esta visita temática vai ter como orador, D. António Marto, bispo da diocese de Leiria-Fátima, que irá convidar os participantes a refletir sobre “Tota pulchra”: a beleza de Maria — a propósito da temática da exposição.

Esta iniciativa tem como objetivo “interpretar algumas peças ou núcleos da exposição a fim de que possam fazer-se ainda mais portadoras de conteúdos aos visitantes que gostem de aprofundar temas da arte mariana”, explica Marco Daniel Duarte, comissário da exposição em declarações à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima.

A primeira visita aconteceria na primeira quarta-feira do mês de maio, mas devido às circunstâncias que o país atravessa pela pandemia por Covid-19, acontecerá no próximo dia 1 de julho, pelas 21h15. As visitas temáticas cumprirão os requisitos de segurança exigidos para os espaços museológicos. A parte respeitante à intervenção do orador será realizada na Galilé dos Apóstolos Pedro e Paulo, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade. Este espaço é suficientemente amplo para permitir os necessários distanciamentos em ordem à segurança dos participantes. A entrada far-se-á pelas escadas de acesso a esta galilé, pelo lado norte. Será obrigatório o uso de máscara de proteção.

As exposições que o Museu do Santuário de Fátima leva a cabo proporcionam toda uma experiência de contemplação e de aprendizagem, que levam os peregrinos e outros visitantes do Santuário de Fátima a compreenderem a história e a memória de Fátima e, não menos importantes, da própria cultura cristã nos tempos em que vivemos”, considera Marco Daniel Duarte.