InícioAlentejoAlentejo LitoralSantiago do Cacém aprova...

Santiago do Cacém aprova venda de terrenos para 378 casas em Vila Nova de Santo André

Câmara de Santiago do Cacém aprovou venda de lotes para 378 fogos em Santo André e prevê milhares de novas habitações no concelho.

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém aprovou, por unanimidade, a 16 de abril, a alienação de quatro lotes de terreno no loteamento do Galeão, em Vila Nova de Santo André, destinados à construção de 378 fogos de habitação, incluindo unidades a custos controlados.

A decisão foi tomada em Reunião de Câmara e integra a estratégia municipal para aumentar a oferta habitacional no concelho, num contexto de crescimento da procura.

Estratégia prevê milhares de fogos no concelho

Segundo o município, a disponibilização de terrenos para habitação plurifamiliar e unifamiliar será alargada a todo o concelho, com o objetivo de criar milhares de fogos.

O presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Bruno Gonçalves Pereira, afirmou que «esta aprovação marca o início do desenvolvimento da estratégia de habitação definida para o município, como forma de dar resposta às crescentes necessidades».

O autarca acrescentou que essas necessidades «irão agravar-se perante o desenvolvimento económico previsto para a região».

Município quer reforço de serviços públicos

A par da habitação, a autarquia considera necessária uma resposta ao nível dos serviços públicos. Nesse sentido, Bruno Gonçalves Pereira tem agendada uma reunião com a Secretária de Estado da Habitação.

O objetivo, segundo o próprio, passa por «exercer pressão» para «obter garantias» de que o Estado central promova a habitação no concelho e assegure capacidade de resposta dos serviços públicos face ao aumento da população.

O presidente da câmara defende que essa articulação é necessária «para garantir a sustentabilidade e a qualidade de vida neste território».

Projetos previstos para várias localidades

De acordo com o município, estão previstos 278 fogos para Santiago do Cacém, no âmbito da expansão da cidade. Estão também identificados lotes em São Bartolomeu da Serra, Abela, Alvalade e São Domingos.

Em Vila Nova de Santo André foram identificados 11 terrenos municipais com potencial para a construção de 3.118 fogos.

A proposta de alienação dos quatro lotes no loteamento do Galeão será ainda submetida à Assembleia Municipal, cuja votação está agendada para 28 de abril.

Mais notícias

Borba: Fundação UNITATE abre pré-inscrições para nova resposta de Habitação Colaborativa e Comunitária

A Fundação UNITATE abriu as pré-inscrições para as Residências São Joaquim e Santa Ana,...

Comprar casa para arrendar rende 5,7% em Évora, abaixo da média nacional

A rentabilidade bruta da compra de casa para colocar no mercado de arrendamento em...

Câmara de Évora adota novas medidas face a problemas de limpeza e higiene públicas

A Câmara de Évora vai adotar um conjunto de medidas para enfrentar problemas de...

Autarca de Grândola diz que país não se pode “dar ao luxo” de ter casas fechadas

O presidente da Câmara de Grândola, Luís Vital Alexandre, defendeu que o país não...

Vai haver uma recolha de sangue em Vila Viçosa e todos podem ajudar

A Cruz Vermelha Portuguesa de Vila Viçosa promove, no próximo dia 25 de julho...

Antigo Colégio dos Jesuítas poderá acolher futura Biblioteca e Arquivo Municipal de Vila Viçosa

O antigo Colégio dos Jesuítas, em Vila Viçosa, poderá vir a acolher, no futuro,...

Estremoz presta tributo a André Soares, um exemplo de superação e dedicação

O Município de Estremoz homenageou, esta sexta-feira, o paraciclista André Soares com a inauguração...

Hospital de Évora ativa Nível 2 do Plano Sazonal devido às temperaturas extremas

A Unidade Local de Saúde do Alentejo Central ativou, no Hospital de Évora, o...

Morreu José Manuel Grilo, antigo presidente da Câmara Municipal de Portel

O concelho de Portel está de luto pela morte de José Manuel Grilo, antigo...