Sampaio da Nóvoa em Reguengos de Monsaraz para falar sobre educação

Foto:D.R.

O Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz receberá no próximo dia 15 de Dezembro, um seminário cujo tema será “Um novo olhar sobre a escola – desafios na educação no século XXI”.
O evento é organizado pelo Município de Reguengos de Monsaraz no âmbito do projecto “+Sucesso”, tem como objectivo reflectir sobre os desafios que se colocam à escola nas áreas da gestão de currículos, finalidades da educação e como pode responder às expectativas da sociedade no sistema educativo.
Este seminário terá como objectivo debater-se a forma como pode ser desenvolvido um trabalho colaborativo entre os diversos agentes educativos, nomeadamente os alunos, as famílias, os professores e os técnicos.
A sessão de abertura decorre a partir das 9h45 e terá intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, José Calixto, da Reitora da Universidade de Évora, Ana Costa Freitas, e do Director do Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz, António Ribeiro.
Os trabalhos iniciam-se às 10h15 com uma comunicação sobre “As escolas entre as pessoas e as políticas. A arte de fazer o possível”, por Luís Sebastião, docente do Departamento de Pedagogia e educação da Universidade de Évora. A fechar o período da manhã, Sampaio da Nóvoa, Representante Permanente de Portugal na UNESCO, vai falar sobre a “Articulação escola/família no desenvolvimento do processo educativo”.

Pelas 14h15, José Verdasca, Coordenador da Estrutura de Missão do Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, apresenta a comunicação “Na antecâmara de um novo ecossistema educacional”. Uma equipa de investigadores da Universidade de Évora vai falar sobre “Aprender para o bem-estar” e a fechar o seminário será abordada a temática “Diferentes atores – novos olhares”, por David Santos, Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz, Rita Caeiro e Beatriz Alves, técnicas do projeto “+Sucesso”, e Rui Paixão, Presidente da Associação de Estudantes da Escola Secundária Conde de Monsaraz.
Na sessão de encerramento, pelas 16h30, haverá intervenções de José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, e José Verdasca, Coordenador da Estrutura de Missão do Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar.