Saiba quais os concelhos do Alentejo onde é obrigatório vacinar contra a língua azul ou febre catarral ovina

Ovelhas com lingua azul
Foto: D.R. (arquivo)

O Director-Geral de Alimentação e Veterinária emitiu recentemente uma comunicação, alertando os agricultores para a obrigatoriedade de vacinar ovelhas contra a língua azul ou febre catarral ovina.

A língua azul ou febre catarral ovina é uma doença epizoótica de etiologia viral que afecta os ruminantes, com transmissão vectorial, incluída na lista de doenças de declaração obrigatória nacional e europeia e na lista da Organização Mundial de Saúde Animal.

Segundo a comunicação “as medidas de controlo implementadas na sequência dos serotipos do vírus da língua azul que surgiram em Portugal Continental, têm sido adaptadas em função da avaliação dos resultados dos programas de vigilância e baseiam-se na delimitação de zonas de restrição, na implementação de condicionantes à movimentação animal das espécies sensíveis e de programas de vacinação.”

Deste modo encontra-se definida uma área geográfica sujeita a restrições por serotipo 1 e por serotipo 4 do vírus da língua azul que abrange a totalidade do território de Portugal Continental, tendo o último resultado positivo do serotipo 1 sido detectado em Janeiro de 2017 e o último resultado positivo do serotipo 4 em Novembro de 2018.

A vacinação obrigatória do efectivo ovino reprodutor adulto e dos jovens destinados à reprodução tem sido a medida mais eficaz para controlar a doença, aconselhando-se ainda a vacinação dos restantes animais das espécies sensíveis.

Assim, é obrigatória a vacinação contra o serotipo 1 do vírus da língua azul, dos ovinos existentes em todos os concelhos e todas as freguesias do Alentejo, mediante a primovacinação ou revacinação anual com vacina inactivada, do efectivo ovino reprodutor adulto e dos jovens destinados à reprodução, a partir dos 6 meses de idade.

Por sua vez, é obrigatória a vacinação contra o serotipo 4 do vírus da língua azul, dos ovinos existentes nos concelhos e freguesias do Alentejo que de seguida indicamos:

AlentejoConcelhosFreguesias
Mora, Montemor, Vendas NovasTodas
Alcácer do SalComporta, São Martinho e União das Freguesias de Alcácer do Sal e Santa Susana
ArraiolosS. Pedro da Gafanhoeira e Arraiolos
AvisAldeia Velha e Maranhão
ÉvoraNossa Senhora da graça Divor, S. Sebastião da Giesteira, Boa Fé
Ponte de SorForos de Arrão e Montargil
Viana do AlentejoAlcáçovas