Sabia que os insufláveis não podem ir para o ecoponto? O que fazer aos utensílios de praia?

Brinquedos de praia

As férias estão a terminar e chega a altura de saber o que fazer aos utensílios de praia. Será que os insufláveis podem ir para o ecoponto?

Despeça-se das férias e da praia com sustentabilidade, diga adeus ao que já não vai voltar a usar da forma mais amiga do planeta possível. Reduza, reutilize e recicle. Por falar em reciclar, sabe tudo o que não deve ir para o ecoponto?  Aqui vai encontrar a resposta.

Toalhas de praia sem cor e sem estilo

Sem cor e a desfazer-se? A sua toalha de praia já está ultrapassada e este foi mesmo o seu último verão? Pois bem, a melhor solução aqui é procurar dar-lhe um novo uso. Reutilizar é a melhor forma de lhe oferecer uma nova vida. Se a sua imaginação não chegar pode colocá-la num contentor de roupa. Pode descobrir neste artigo em que se pode transformar a toalha quando colocada num contentor de roupa.

Colchões e boias insufláveis furados

Depois de muita brincadeira na piscina e no mar, há insufláveis que se calhar já não vão conseguir voltar a viajar no próximo verão. Se descobriu um furo ou um pequeno buraquinho no seu, antes de o deitar fora, experimente dar-lhe uma nova vida com um remendo de bicicleta. Se o estrago for demasiado grande, então terá mesmo de ir para o lixo comum.

Atenção, não se engane: apesar das boias serem feitas de plástico não é uma embalagem, por isso deve ir para o lixo comum.

Reutilizar e doar brinquedos de praia

As crianças cresceram e já não querem fazer castelos de areia nem brincar com as forminhas? O que vai fazer com estes brinquedos todos? Pode sempre doar a instituições e associações de apoio social da sua área de residência. Para saber o sítio mais próximo onde pode fazer esta doação pesquise “Doar Brinquedos” na Wasteapp.

Se achar que já não estão nas melhores condições para serem reaproveitados para outras crianças, há mais duas opções a considerar: levá-los até ao ecocentro mais próximo para poderem receber um tratamento e ganhar uma nova vida, ou colocá-los no lixo comum.

Afinal o que pode ir para o ecoponto?

Nos ecopontos só devem ser colocadas embalagens. Ou seja, se foi à praia e levou o lanche ou o almoço, lembre-se de que os pacotes de bolachas, de sumo e de batatas fritas, assim como a garrafa de água são os resíduos que devem ir para o ecoponto amarelo.

Longe do ecoponto azul devem ficar os guardanapos, as embalagens de papel com gordura da bola de berlim, assim como embalagens de takeaway de papel que transportavam comida.

Se é daquelas pessoas que não dispensa uma cervejinha à beira-mar, saiba que garrafa de vidro e a carica vão juntinhos para o ecoponto verde.

São as pequenas ações do dia a dia que contribuem para um planeta mais saudável. Por isso, não se esqueça: onde quer que esteja, recicle sempre.

Fonte: Recicla