InícioÚltimasRoupa usada vai poder...

Roupa usada vai poder ser devolvida para reciclagem. Saiba o que muda com o novo projeto do Governo

A Agência para o Clima e a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) assinaram um protocolo de colaboração técnica para promover a devolução e reciclagem de têxteis usados.

O projeto-piloto, financiado em 450 mil euros pelo Fundo Ambiental, pretende estudar novas soluções para aumentar a taxa de reciclagem no setor têxtil. O programa vai decorrer durante um ano, até setembro de 2026, e incluirá o desenvolvimento de um modelo de devolução de produtos têxteis.

A iniciativa envolve alterações logísticas e operacionais nas empresas participantes e procura também incentivar mudanças de comportamento nos consumidores.

O projeto surge no contexto da revisão da Diretiva 2008/98/CE sobre resíduos, que introduz sistemas de responsabilidade alargada dos produtores.

A Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, que tutela a Agência para o Clima, afirmou que esta é «uma oportunidade para acelerar a transição para uma economia circular no setor têxtil que, mais do que uma responsabilidade ambiental, é uma obrigação para as empresas que queiram ser competitivas e sustentáveis».

Os resíduos têxteis representam uma das maiores fontes de poluição da água, contribuindo para a libertação de microplásticos e para a emissão de gases com efeito de estufa. O Governo pretende, com esta medida, reduzir o impacto ambiental do setor e reforçar a sustentabilidade da economia nacional.

Mais notícias

Recolha seletiva aumenta nos cinco concelhos abrangidos pela AMCAL

A Associação de Municípios do Alentejo Central (AMCAL) registou, no primeiro semestre de 2026,...

Recolha seletiva de embalagens cresce apenas 0,9% e deixa Portugal longe das metas da reciclagem

O ritmo de crescimento da recolha seletiva de embalagens em Portugal abrandou significativamente no...

Ministra do Ambiente inaugurou estações de tratamento de água no Alentejo no valor de 5,7 M€

A ministra do Ambiente e Energia inaugurou hoje duas estações de tratamento de águas...

Julie já deu o primeiro banho de lama no santuário de elefantes do Alentejo (c/vídeo)

A elefante Julie, identificada como a última elefante de circo em Portugal, já deu...

Ministra do Ambiente diz que novo Rossio de São Brás vai ajudar Évora a adaptar-se ao calor

A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, afirmou, esta terça-feira, em...

Águas do Alto Alentejo com projeto pioneiro de créditos hídricos por eficiência

A Águas do Alto Alentejo (AAA) vai implementar um projeto pioneiro em Portugal de...

Alandroal recebe estafeta internacional pela mobilidade sustentável antes da passagem para Espanha

Alandroal recebe este sábado, 4 de julho, a COP31 Bike Ride – Pedalar pelo...

Parlamento manifesta pesar pela morte do antigo deputado do PS Francisco Fonenga

A Assembleia da República aprovou hoje, por unanimidade, um voto de pesar apresentado pelo...

TerrAlimenta 2.0 quer criar uma bacia alimentar sustentável no Baixo Alentejo

O projeto TerrAlimenta 2.0 quer criar uma bacia alimentar sustentável no Baixo Alentejo, aproximando...