InícioAgriculturaRoberto Grilo defende integração...

Roberto Grilo defende integração da agricultura também nos fundos de coesão e apela à responsabilidade coletiva

O Vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, Roberto Grilo, defendeu esta quinta-feira, 22 de maio, em Campo Maior, a necessidade de colocar a agricultura no centro das políticas de coesão territorial, sublinhando que o desenvolvimento do setor exige cooperação, proximidade e responsabilidade coletiva.

Na sessão de abertura do Congresso Nacional do Azeite, o responsável lembrou que a agricultura é «o setor mais importante» da região, não só pelos indicadores económicos, mas também pela sua contribuição para a coesão territorial. «A agricultura pratica coesão. E por isso tem de começar a ter acesso aos fundos de coesão territorial», afirmou.

Roberto Grilo defendeu uma nova abordagem por parte do Estado face ao setor agrícola. «Não podemos continuar com uma agricultura que fundamenta a estratégia de desenvolvimento do Alentejo, mas que só tem como instrumentos os fundos da PAC», disse. «Temos de alargar a visão e colocar a agricultura na mesa da coesão.»

Sublinhando que os desafios atuais — como a escassez de água, os custos de produção e as alterações climáticas — exigem soluções concretas, o vice-presidente da CCDR insistiu que este é o momento de agir. «O tempo das promessas eternamente adiadas chegou ao fim. Este é o tempo de ação, é o tempo de fazer», declarou.

A responsabilidade coletiva foi um dos conceitos centrais da sua intervenção. «Temos de cooperar uns com os outros, temos de saber ouvir. E saber ouvir, como foi dito, é já uma decisão», afirmou. «A administração pública existe para regular, mas também para servir. Temos de estar próximos, escutar e entregar resultados.»

Grilo garantiu ainda que a CCDR do Alentejo está empenhada em trabalhar com todos os agentes da fileira do azeite. «Não estamos aqui para fazer figura de presença. Estamos aqui para trabalhar convosco — produtores, municípios, associações e centros de saber — para tornar esta fileira mais integrada, mais competitiva e mais ligada ao território.»

A terminar, deixou uma mensagem de confiança e compromisso. «Este setor já demonstrou que sabe fazer bem. Agora precisa de crescer com inteligência e com instituições que não fiquem à margem do futuro coletivo.»

Mais notícias

Festival Raya termina este domingo com programação dedicada aos mais novos em Campo Maior

O Festival Raya 2026 termina este domingo, 5 de julho, em Campo Maior, com...

Festival Raya recebe Syro este sábado em Campo Maior

O Festival Raya 2026 prossegue este sábado, 4 de julho, em Campo Maior, com...

Festival Raya arranca com milhares de pessoas em Campo Maior (c/fotos)

O Festival Raya arrancou esta quinta-feira, 2 de julho, em Campo Maior, com milhares...

Parlamento manifesta pesar pela morte do antigo deputado do PS Francisco Fonenga

A Assembleia da República aprovou hoje, por unanimidade, um voto de pesar apresentado pelo...

Festival Raya continua em Campo Maior com Bispo no segundo dia

O Festival Raya 2026 prossegue esta sexta-feira, 3 de julho, em Campo Maior, com...

Campo Maior: Festival RAIA arrancou com “casa cheia” e autarca destaca “marca própria” do concelho

O Festival RAIA arrancou esta quinta-feira, em Campo Maior, com “casa cheia” e com...

Colisão entre camião e carro entre Elvas e Campo Maior provoca um ferido grave

Uma colisão entre um pesado de mercadorias e um ligeiro de passageiros teve lugar...

Festival Raya arranca em Campo Maior com Nininho Vaz Maia e transmissão do Portugal-Croácia

O Festival Raya 2026 arranca esta quinta-feira, 2 de julho, em Campo Maior, com...

Festival Raya regressa a Campo Maior com Nininho Vaz Maia, Bispo e Syro

O Festival Raya está de regresso a Campo Maior entre os dias 2 e...