Risco extremo de incêndio leva Proteção Civil a enviar às populações dos distritos de Évora, Portalegre e Beja

Mensagem de Risco extremo de Incêndio

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) acionou esta manhã o sistema de aviso preventivo por SMS para informar os cidadãos acerca da situação de risco extremo de incêndios rurais e dos cuidados a ter.

Esta medida decorre da Declaração da Situação de Alerta determinada pelos Ministros da Administração Interna, da Defesa Nacional, do Ambiente e Ação Climática e pela Ministra da Agricultura, e da passagem ao Estado de Alerta Especial (EAE) de nível vermelho para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (o qual representa o nível máximo de prontidão e mobilização das estruturas, forças e unidades de proteção e socorro), em 9 distritos (Beja, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Portalegre, Setúbal e Santarém).

O SMS foi enviado pelas operadoras móveis com inicio às 09:00 horas para os 9 distritos em EAE de nível vermelho. A mensagem da ANEPC, enviada em português e inglês, foi a seguinte:

– Risco extremo de incendio rural. Nao use fogo nos espacos rurais/florestais. Siga as recomendacoes das autoridades. Info: 800 246 246 ou www.prociv.pt / ANEPC