Rio Guadiana é tema num filme do FIKE que integra projeto de Inclusão pela Cultura no concelho do Alandroal

Filme sobre o guadiana

O FIKE – Festival Internacional de Curtas Metragens de Évora está a realizar um filme sobre a memória do Rio Guadiana no concelho do Alandroal. Trata-se de uma ação desenvolvida no âmbito do Projeto Intermunicipal de Inclusão pela Cultura, promovido pela CIMAC, com o apoio da Câmara Municipal do Alandroal.

O FIKE pertence ao núcleo de Cinema da Sociedade Operária de Instrução e Recreio Joaquim António d’Aguiar e é um festival de cinema que promove a mostra de filmes de curta-metragem, a exibição regular de cinema e apoia a produção de cinema no Alentejo.

O projecto Audiovisual de inclusão pela cultura tem uma duração de 18 de meses e encontra-se na fase de pesquisa documental de recolha de imagens e entrevistas junto da população, prevendo-se a realização de filmagens para 2021.

Com este projecto de inclusão pela cultura pretende-se promover a inclusão pela realização de um documentário cinematográfico cujo tema é o rio Guadiana, o património natural e cultural do território a partir dos conhecimentos da população do concelho do Alandroal e das suas aldeias ribeirinhas. Inicia-se agora a fase de entrevistas e recolhas de imagens e fotografias sobre o rio nas freguesias de maior proximidade ao rio. No final do projecto o filme será exibido em sessões de cinema junto da população.

O Projeto Intermunicipal de Inclusão pela Cultura, promovido pela CIMAC, é financiado pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu / União Europeia. Pode conhecer mais sobre o projecto em www.festivalfike.com