Restauro da Fortaleza de Juromenha avança já este Verão. Um investimento superior a 4M€

Obras na Fortaleza de Juromenha

As obras de consolidação e restauro dos paramentos do perímetro abaluartado exterior e cerca islâmica e medieval interior da Fortaleza de Juromenha vão iniciar-se em breve.

Segundo a informação disponibilizada pela Câmara de Alandroal, depois de realizado o concurso público foi assinado hoje, dia 02 de junho, o contrato de execução da obra entre o município e a empresa vencedora, a HCI Construções.

A empreitada terá uma duração de 24 meses e a autarquia prevê que o arranque das obras ocorra até ao início de Agosto, uma vez que ainda é preciso aguardar pelo visto prévio do Tribunal de Contas, expediente exigido em empreitadas deste valor e que só pode ser pedido após assinatura do contrato.

O valor de adjudicação foi de 4.024.332,40€ e o município estima que o valor total de investimento, considerando o projeto técnico de execução, a sua revisão, encargos com fiscalização da obra, acompanhamento arqueológico e revisão de preços se encontre muito próximo dos 5 milhões de euros.

A obra está financiada a 75% por fundos comunitários do Alentejo 2020 e o município conta com um empréstimo BEI e outros fundos próprios para assegurar a contrapartida nacional.

Em paralelo, decorre um processo REVIVE para concessão de espaço no interior da fortaleza para o desenvolvimento de projetos privados, sem comprometer a natureza pública do imóvel.