ResiAlentejo vai sensibilizar populações do Baixo Alentejo para reciclar mais e pagar menos

Resialentejo

Irá ter início, a partir do dia 4 de janeiro de 2021, a campanha de sensibilização ambiental para reforço e alargamento do sistema de recolha de resíduos recicláveis Porta-a-Porta (PaP), na área de abrangência da RESIALENTEJO, nomeadamente nos concelhos de Almodôvar, Barrancos, Beja, Castro Verde, Mértola, Moura, Ourique e Serpa.

Esta ação, que está assente nos motes “À sua porta, pague menos, recicle mais!”, para o setor residencial, e “No seu negócio, reciclar é ganhar!”, para o setor não residencial, pretende alavancar a valorização dos resíduos seletivos e cumprir as metas comunitárias a que Portugal está comprometido pelo PERSU 2020/2020+. Esta campanha é cofinanciada pelo POSEUR.

A sensibilização das populações será concretizada nas modalidades Porta-a-Porta (PaP) e Telefone-a-Telefone (TaT), garantindo protocolos de segurança sanitária, para início ou reforço dos níveis de participação e de valorização de recursos, e inclui o setor HORECA. Esta abordagem, está suportada na entrega qualitativa de materiais informativos e equipamentos de contentorização de utilização individual, para deposição dedicada de resíduos valorizáveis de tipologia trifluxo (vidro, papel, embalagens).

Com este investimento, A RESIALENTEJO pretende gerar motivação para o combate ao desperdício de recursos valorizáveis, dando as melhores condições às populações para separarem e entregarem os resíduos para reciclagem.