InícioAlentejoBaixo AlentejoResialentejo lança concurso de...

Resialentejo lança concurso de 2,9M€ para novos arruamentos no Parque Ambiental do Montinho

Empreitada prevê a construção de novos acessos internos, infraestruturas de drenagem e ligação à estação de triagem no complexo ambiental.

A Resialentejo lançou um concurso público com um preço base de 2,9 milhões de euros para a construção da primeira fase dos novos arruamentos do Parque Ambiental do Montinho, em Beja. A empreitada tem um prazo de execução de 365 dias e visa reforçar as condições de circulação e acessibilidade no principal complexo de tratamento e valorização de resíduos do Baixo Alentejo.

De acordo com os documentos do procedimento, a intervenção inclui a execução de três novos arruamentos internos, identificados como Arruamento 2, Arruamento 3 e Arruamento 3A, bem como a criação de um novo acesso à estação de triagem instalada no parque ambiental.

A obra contempla trabalhos de demolição, movimentação de terras, modelação de plataformas, pavimentação, sinalização rodoviária e execução de infraestruturas de drenagem de águas pluviais. Está igualmente prevista a construção de uma passagem hidráulica associada ao novo acesso.

Nesta primeira fase, apenas o acesso à estação de triagem será integralmente concluído, incluindo pavimentação e sinalização. Nos restantes arruamentos serão executados sobretudo trabalhos preparatórios, ficando as fases seguintes de construção dependentes de futuras intervenções.

Os arruamentos 2 e 3 terão uma largura de 13,20 metros, incluindo duas vias de circulação, bermas e passeios. Já o Arruamento 3A apresentará uma largura variável e ficará associado à futura instalação de uma portaria destinada ao controlo de acessos ao recinto.

A empreitada prevê ainda o prolongamento da rede de drenagem pluvial existente, a construção de valetas, caixas de recolha e elementos de encaminhamento das águas, numa intervenção destinada a garantir as condições de funcionamento das futuras áreas de circulação.

O concurso público decorre sem publicação no Jornal Oficial da União Europeia e as propostas podem ser apresentadas até 19 de junho. A adjudicação será efetuada com base no critério do preço mais baixo.

O Parque Ambiental do Montinho constitui a principal infraestrutura da Resialentejo para o tratamento e valorização de resíduos urbanos produzidos nos municípios abrangidos pela empresa intermunicipal. A intervenção agora lançada deverá preparar novas áreas de circulação interna e criar condições para a expansão futura das operações desenvolvidas naquele complexo ambiental.

Mais notícias

Prisão preventiva para um dos 11 suspeitos de tráfico de droga em Beja e Castro Verde

Um dos 11 arguidos detidos pela GNR nos concelhos de Beja e Castro Verde...

Município de Marvão lança concurso de mais de 251 mil euros para melhorar eficiência energética da Piscina Coberta

O Município de Marvão lançou um concurso público para a empreitada de melhoria da...

Governo aprova programa com 23M€ previstos para intervenções no litoral alentejano até 2040

O Governo aprovou o Programa de Ação para Resiliência do Litoral 2040, que prevê...

Mértola e Odemira criam agenda conjunta para o desenvolvimento dos territórios rurais

Os municípios de Mértola e Odemira formalizaram uma parceria estratégica destinada a criar uma...

Évora_27 desafia os 47 municípios a unirem-se em torno da Orquestra Regional do Alentejo

A presidente da Associação Évora_27, Maria do Céu Ramos, afirmou esta sexta-feira que a...

Albernoa inaugura nova Casa Mortuária após anos de espera da população

A freguesia de Albernoa, no concelho de Beja, vai inaugurar no próximo domingo, às...

Centro de Portalegre vai ficar ligado ao campus politécnico por ciclovia

O executivo da câmara de Portalegre aprovou, por unanimidade, o lançamento do concurso público...

Construção acelera em Portugal, mas Alentejo continua entre as regiões com os preços da habitação mais baixos

O número de fogos licenciados em Portugal atingiu, em 2025, o valor mais elevado...

Bombeiros: Unidade de formação de Arraiolos deverá abrir em janeiro e servir vários concelhos

A futura Unidade Local de Formação de Bombeiros de Arraiolos deverá ser inaugurada a...