Terça-feira, Fevereiro 7, 2023
Pub

Reguengos de Monsaraz: Cerca de 800 alunos participaram no final distrital do corta-mato do Desporto Escolar (c/fotos)

- Publicidade -
- Publicidade -

O Circuito / Pista de Manutenção do Município de Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, recebeu, esta terça-feira, a final distrital do corta-mato do Desporto Escolar.

Nesta promova organizada pela Coordenação Regional do Alentejo (CLDE), participaram cerca de 800 participantes de todo o distrito de Évora e do concelho de Alcácer do Sal.

O corta-mato é uma atividade integrante do Plano de Atividades da Coordenação Local do Desporto Escolar do Alentejo Central. Esta terça-feira apuraram-se os alunos que obtiveram melhores resultados, individualmente e por equipa, para representar a CLDE do Alentejo Central, na Fase Nacional (em março de 2023 em Vale de Cambra – 10 e 11), onde estarão representados os melhores alunos apurados nos corta-matos realizados em todos os distritos do país.

Em declarações a’ODigital.pt, Francisco Chouriço, coordenador do Desporto Escolar do Alentejo Central, explicou que “esta é uma prova que é feita anualmente, onde estão presentes 21 agrupamentos de escolas do Alentejo Central, escolas essas que realizaram o seu corta-mato face escola e que agora estão aqui com os melhores alunos, portanto com os três primeiros classificados no seu escalão, género, desde os infantis A aos juvenis B. Este ano também com a participação no escalão de iniciados, os seis primeiros dos dois géneros para fazer equipas

Segundo Francisco Chouriço, “este ano já tivemos um alargamento ao nível dos participantes, ao contrário do ano passado, e já tivemos aqui talvez perto, cerca de 800 alunos a participar neste Corta-Mato Distrital”.

O corta-mato em si é talvez atividades mais antigas que estão inseridas nos projetos complementares do Desporto Escolar e, portanto, isto aqui é, o resultado de tudo isso, ou seja, isto é mais que uma prova desportiva”, referiu o coordenador regional, que acrescentou que “com a situação da pandemia alguns constrangimentos e alguma redução da participação, quer de escalões, quer de géneros, mas agora conseguimos voltar um pouco àquilo que são os projetos de há uns anos atrás, ou seja, voltar à normalidade que é fazer o corta-mato ainda no primeiro período.

Apesar da pandemia, “o projeto Desporto Escolar foi um projeto que se manteve sempre em funcionamento, com os constrangimentos inerentes àquilo que foi a pandemia, com outras soluções e com outras estratégias, mas sempre a trabalharmos no sentido de voltar àquilo que é a normalidade e a normalidade é praticamente aquilo que estamos a assistir hoje, que é ter todos os escalões a participar de ambos os géneros neste Corta-Mato Distrital que para além da componente competitiva, tem uma corrente de convívio extraordinária”, frisou.

Já o vice-presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz, Francisco Grilo, congratulou-se com “a realização desta prova em Reguengos de Monsaraz, pois é muito importante receber aqui todos estes jovens que estão a presentar as escolas de todo o distrito”.

Para o autarca, “é importante que se incentive à prática do exercício físico e o desporto escolar e esta prova em concreto são exemplo disso mesmo, sendo que, por isso é um gosto receber a prova em Reguengos de Monsaraz”.

A autarquia já apoia o desporto e apoiará sempre até onde puder, pois, é um objetivo, principalmente na nossa localidade e no nosso concelho, estar ao lado dos jovens, mas também das associações e de quem proporciona este tipo de evento e outras atividades relacionadas com a atividade física”, frisou o vice-presidente da Autarquia.

Clique aqui para ver as classificações finais (código da competição: 0D74CF4D)

Fique de seguida com as imagens deste corta-mato, numa reportagem de Hugo Calado:

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

As mais vistas

- Publicidade -

Mais notícias

Alvito acolhe a exposição “Arquivos, Uma Memória Viva”

A exposição “Arquivos, Uma Memória Viva” será inaugurada esta terça-feira, dia 07 de Fevereiro, pelas 16h00, na Biblioteca Municipal Luís de Camões, em Alvito...

Estremoz: 1.º Encontro Transfronteiriço de Cidadania Ativa para os Valores da UNESCO

O 1.º Encontro Transfronteiriço de Cidadania Ativa para os Valores da UNESCO vai decorrer esta sexta-feira, a partir das 09:00, no Teatro Bernardim Ribeiro,...