InícioÚltimasReguengos de Monsaraz adquire...

Reguengos de Monsaraz adquire autocarros elétricos para reforçar mobilidade sustentável

O Município de Reguengos de Monsaraz vai adquirir dois autocarros elétricos de 18 a 20 lugares e dois postos de carregamento de veículos elétricos, num investimento de 601,5 mil euros.

A candidatura «Reguengos Ecobus» foi submetida ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no âmbito do aviso para a descarbonização dos transportes públicos e recebeu aprovação do governo, garantindo uma comparticipação de 461,5 mil euros. O montante remanescente será assegurado pela autarquia.

Um dos autocarros será destinado ao transporte escolar, com o objetivo de melhorar a mobilidade dos estudantes e sensibilizar para a utilização de transportes coletivos e para a eficiência energética. O segundo veículo será integrado num circuito urbano de transporte público em Reguengos de Monsaraz, ligando áreas habitacionais a escolas, instituições bancárias, centro de saúde, mercado municipal, repartição de finanças, câmara municipal, junta de freguesia, zona industrial e grandes superfícies comerciais. A autarquia está a analisar a possibilidade de estender este serviço às freguesias do concelho.

A iniciativa pretende promover a transição energética e a descarbonização dos transportes, reduzindo a emissão de carbono e melhorando a qualidade do ar. A aquisição dos autocarros elétricos contribuirá também para a diminuição da dependência de combustíveis fósseis e da poluição sonora na cidade, incentivando a utilização do transporte público para deslocações diárias.

Os novos veículos terão um nível de serviço anual programado, com previsões de consumos de 3,08 toneladas equivalentes de petróleo (tep) por ano. Em comparação com autocarros diesel EURO VI equivalentes, a poupança energética estimada será de 84 por cento, correspondendo a 16,34 tep/ano.

Mais notícias

Carmina Burana encerra programa de 18 de julho do Monsaraz Museu Aberto

A 26.ª Bienal Cultural Monsaraz – Museu Aberto prossegue este sábado, 18 de julho,...

Paisagem, cante, cinema e flamenco marcam dia 17 do Monsaraz Museu Aberto

A 26.ª Bienal Cultural Monsaraz – Museu Aberto prossegue esta sexta-feira, 17 de julho,...

A Garota Não atua no sexto dia do Monsaraz Museu Aberto

A Garota Não é o principal nome do programa desta quinta-feira, 16 de julho,...

Kajó Soares fecha quinto dia do Monsaraz Museu Aberto com concerto na Arena do Castelo

Kajó Soares é o nome em destaque no programa desta quarta-feira, 15 de julho,...

Pedro Jóia leva concerto instrumental ao quarto dia do Monsaraz Museu Aberto

A 26.ª Bienal Cultural Monsaraz – Museu Aberto prossegue esta terça-feira, 14 de julho,...

Cultura, território e música cigana marcam terceiro dia do Monsaraz Museu Aberto

A 26.ª Bienal Cultural Monsaraz – Museu Aberto prossegue esta segunda-feira, 13 de julho,...

Teatro, dança e circo marcam segundo dia do Monsaraz Museu Aberto

A 26.ª Bienal Cultural Monsaraz – Museu Aberto prossegue este domingo, 12 de julho,...

Monsaraz transforma-se num museu aberto: “Daqui podemos olhar para o céu e sonhar” (c/fotos)

A vila de Monsaraz voltou este sábado, 11 de julho, a transformar-se num espaço...

Monsaraz Museu Aberto arranca com Edmundo Inácio e Switchdance

A 26.ª Bienal Cultural Monsaraz Museu Aberto começa este sábado, 11 de julho, com...