Região Alentejo continua com um baixo número de estações de base 5G

O número de estações base 5G instaladas em Portugal aumentou 35% no quarto trimestre, sendo que o número ascendia a 5.842, distribuídas por 302 concelhos (98% do total) e 1.526 freguesias (49%), divulgou hoje a Anacom.

No final de dezembro passado, de acordo com informação reportada à Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), “o número de estações de base instaladas no território nacional com tecnologia 5G ascendia a 5.842 estações, distribuídas por 302 concelhos (98% dos concelhos no país) e por 1.526 freguesias (49% das freguesias no país)”, adianta o regulador.

Comparando a evolução do terceiro para o quarto trimeste, constata-se que “o número de estações de base 5G [quinta geração] instaladas teve um acréscimo de 35%”, e que “o número de concelhos em que existem estações 5G cresceu 10%”.

De acordo com os dados, o número de freguesias com estações 5G aumentou em 28%, dos quais nas freguesias de baixa densidade (mais 41%) e nas Regiões Autónomas (mais 55%).

“A NOS mantém-se como o operador que instalou mais estações de base, sendo seguida pela Vodafone e pela Meo [Altice Portugal]”, lê-se no comunicado da Anacom sobre o ponto de situação da instalação das estações base 5G.

No que diz respeito “à variação do número de estações instaladas face ao trimestre anterior, a NOS cresceu 51% e, no caso da Vodafone e da Meo, o crescimento situou-se em 12% e 43%, respetivamente”.

A área total das freguesias onde não existem estações 5G “representa 46,6% do território nacional e, de acordo com o Censos 2021, corresponde a cerca de 15% da população nacional”.

A Anacom salienta que, tomando como referência o sistema hierárquico de divisão do território em regiões NUTS III, “verifica-se que para as unidades administrativas Douro, Beiras e Serra da Estrela, Beira Baixa, Médio Tejo, Alto Alentejo, Alentejo Central, Alentejo Litoral e Baixo Alentejo, o número de estações de base 5G é significativamente menor do que aquele que existe nas restantes regiões do país”.

Ou seja, “verifica-se que uma expressiva maioria das estações 5G (67% do total, correspondendo a 3.920 estações) localiza-se em áreas predominantemente urbanas” e cerca de 14% (811 estações) “estão instaladas em áreas mediamente urbanas e 19% (1.111 estações) em áreas predominantemente rurais”.

Denota-se ainda que “a grande maioria das estações 5G (4.039 estações) se encontra instalada em freguesias que não são de baixa densidade, sendo que cerca de 68% dessas freguesias já dispõe pelo menos uma estação 5G” e que “24% do total de estações (1.373 estações) estão instaladas em freguesias de baixa densidade”.

Do total de freguesias de baixa densidade (1.813), “a proporção daquelas que dispõe de estações 5G é de 36% (658 freguesias), sendo que 1.155 freguesias (64% do total) ainda não dispõem de estações 5G”, de acordo com o regulador.

No que respeita as freguesias das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, “a proporção daquelas que dispõem de estações 5G é de 67% (141 freguesias), existindo 69 freguesias sem qualquer estação 5G instalada”.

Apesar desta evolução, “se considerarmos o número total de estações existentes (2G, 3G, 4G e 5G), observamos que a NOS é o operador com menor número de estações, num total de 14.590 estações (32% do total), sendo o primeiro lugar ocupado pela Vodafone com 16.652 estações (36%) e o segundo lugar pela Meo com 14.801 estações (32%)”.

Muitas das estações de 2G, 3G, 4G e 5G de cada operador “estão localizadas num mesmo local, pelo que importa analisar o número total de locais em que cada operador possui estações”, sendo que a Vodafone tem estações em 5.802 locais, a Meo (Altice Portugal) em 4.967 locais e a NOS em 4.237 locais.

“Por fim, releva-se ainda que, no final de dezembro, existiam em Portugal 1,5 milhões de acessos à Internet móvel 5G, o que perfaz 15,4% dos acessos totais à internet móvel”, sendo que “o tráfego mensal gerado atingiu 6.133 TB, o que significa que 7,7% do total de tráfego móvel já é suportado em redes 5G”, conclui.

Veja também:

Terras sem Sombra regressa a Sousel com concerto e visitas gratuitas

O Festival Terras sem Sombra regressa ao concelho de Sousel nos dias 24 e...

Feira da Caça de Mértola junta gastronomia, falcoaria e concertos

A XVII Feira da Caça de Mértola realiza-se de 23 a 25 de outubro...

Câmara de Borba reforça apoio aos clubes para 50 mil euros na época 2026/2027

A Câmara Municipal de Borba aumentou para 50 mil euros o apoio financeiro direto...

Governo quer criar unidades nas CCDR para acelerar resposta a calamidades

O Governo quer criar unidades dedicadas às calamidades nas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento...

Município de Santiago do Cacém lança concurso para reconstruir passadiço da Fonte do Cortiço

A Câmara de Santiago do Cacém lançou um concurso público para reconstruir o passadiço...

Bombeiros do Alentejo: Financiamento prevê equipamentos e reforço da resposta a incêndios (c/fotos)

O Alentejo 2030 prevê mobilizar cerca de 22 milhões de euros de investimento para...

Despiste de ligeiro provoca três feridos no nó de São Manços (Évora)

Um despiste de um veículo ligeiro de passageiros teve lugar na tarde desta sexta-feira,...

Quercus pede travão a novos centros de dados: Portugal pode somar mais 44

A Quercus pede ao Governo um travão à instalação de novos centros de dados...

Câmara de Borba distinguida pela “qualidade exemplar” da água

A Câmara de Borba, no distrito de Évora, foi distinguida pela Entidade Reguladora dos...