Sábado, Abril 1, 2023
Pub

Reg. de Monsaraz: Autarca congratula-se por o aeroporto de Beja estar na lista das localizações em estudo

- Publicidade -
- Publicidade -

A presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz, Marta Prates, veio a público, esta semana, congratular-se pelo facto da Comissão Técnica Independente responsável pela avaliação ambiental estratégica para a localização do novo aeroporto de Lisboa estar a avaliar a possibilidade de aumentar a capacidade aeroportuária da região de Lisboa utilizando o Aeroporto de Beja.

Em comunicado a autarca de Reguengos de Monsaraz sublinha “a importância de ter sido criada a plataforma de cidadãos Sim ao Aeroporto Internacional de Beja, para que a voz da população do Alentejo seja ouvida nos processos de decisão e expressar o seu apoio aos promotores da iniciativa na elaboração do memorando estratégico que pretendem entregar à Comissão Técnica Independente”

“Considerando o aumento e a dinâmica da atividade turística a nível mundial e as potencialidades turísticas que o Alentejo consegue proporcionar nesse setor, podendo resultar num impacto significativo na economia regional e nacional, é fundamental que o Aeroporto de Beja seja devidamente aproveitado para benefício da região e do país”, refere a edil.

Marta Prates considera que “a distância física de Beja até Lisboa não poderá ser considerada um fator relevante para que o Aeroporto de Beja não seja aproveitado para voos nacionais e internacionais, mas também para transporte de mercadorias, pois poderão ser construídas acessibilidades para diversos meios de transporte que permitam ligar as duas cidades com maior rapidez e que sejam atrativas para os operadores turísticos e para todos os viajantes e empresas. Para além de poder ser uma infraestrutura complementar ao Aeroporto de Lisboa, o Aeroporto de Beja poderá ser igualmente importante para apoiar o setor turístico do Algarve”.

No comunicado emitido, a autarca expressa o seu apoio “para que o novo aeroporto de Lisboa fique instalado no Aeroporto de Beja, que é uma infraestrutura que já se encontra construída e que não apresenta restrições para a sua expansão”.

A edil reguengeunse desafia ainda “as autarquias de todo o Alentejo para que se unam na defesa da utilização do Aeroporto de Beja para voos nacionais, internacionais e de mercadorias, complementando o Aeroporto de Lisboa e poupando milhares de milhões de euros dos contribuintes que não terão de ser utilizados para aumentar a capacidade aeroportuária da região de Lisboa noutro local do país, quando já existe esta infraestrutura em Beja que está claramente esquecida e desaproveitada por decisão de vários governos.”

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

As mais vistas

- Publicidade -

Mais notícias

Tauromaquia: Em agosto volta a haver corrida de touros em Póvoa e Meadas

A Praça de Touros de Póvoa e Meadas, no concelho de Castelo de Vide, volta a acolher uma corrida de touros em Agosto, revelou-nos...

Em Estremoz debateu-se o “novo paradigma dos incêndios” (c/fotos)

O Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz, acolheu, este sábado, um seminário sobre o “Novo Paradigma dos Incêndios Rurais”. Este evento integrado nas comemorações dos 90...