Redondo: Terras d’Ossa promove combate às espécies invasoras na Serra d’Ossa

No próximo dia 3 de maio, a partir das 8h30, a Terras d’Ossa irá realizar uma ação de combate às espécies invasoras, no âmbito da Semana Sobre Espécies Invasoras (SEI2025). Este evento, promovido pela Rede Portuguesa de Estudo e Gestão de Espécies Invasoras – Rede InvECO, pela plataforma INVASORAS.PT, pelos projetos LIFE COOP Cortaderia e LIFE INVASAQUA, e pelo Grupo Especialista em Invasões Biológicas, contará com a participação de várias entidades e grupos locais.

A atividade terá como principal objetivo a erradicação da Acacia dealbata, popularmente conhecida como mimosa, uma das maiores invasoras da região. Além da Terras d’Ossa, participarão os Exploradores do Agrupamento 890 do C.N.E. de Évora, a Universidade de Évora, a Herpebora e o M.E.D. – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento.

A iniciativa, aberta ao público em geral, visa promover a preservação da Serra d’Ossa, tornando-a um espaço mais natural e sustentável. As inscrições para participar podem ser feitas através do link https://shorturl.at/beT3u.

Este evento, que se repete pelo segundo ano consecutivo, é uma oportunidade para a população colaborar no combate a uma das espécies mais prejudiciais ao ecossistema da região, ao mesmo tempo que contribui para a preservação do ambiente local.

Veja também:

Filarmónica de Redondo junta jovens e seniores em dois dias de música

A Sociedade Filarmónica Municipal Redondense vai promover, nos dias 17 e 18 de outubro...

Redondo assinala 25 anos de “O livro mais perto de todos” com exposição e apresentação de livro

A Associação Desportiva e Recreativa de Santa Susana, no concelho de Redondo, recebe a...

Câmara de Redondo investe cerca de 150 mil euros no Centro Cultural para transmitir e gravar espetáculos

A Câmara Municipal de Redondo investiu cerca de 150 mil euros na renovação dos...

“Os alojamentos dos cinco concelhos estão praticamente esgotados”: Granfondo levou mais de 1.500 ciclistas à Serra d’Ossa (c/fotos)

Mais de 1.500 ciclistas juntaram-se este domingo, 4 de outubro, no Alandroal para participar...

Com presunto e Cante na bagagem, Ourique é município convidado da Feira de São Francisco em Redondo

Ourique é o município convidado da edição de 2026 da Feira de São Francisco,...

Entre o vinho e a olaria, a Feira de São Francisco em Redondo é “um momento de reencontros” (c/fotos)

A Feira de São Francisco reúne até 6 de outubro, no Parque de Feiras...

Feira de São Francisco começa este sábado com Bruna, Cantadeiras de Redondo e jornadas de viticultura

A edição de 2026 da Feira de São Francisco começa este sábado, em Redondo,...

Redondo recebe exposição de olaria com entrada gratuita a partir de 4 de outubro

O Centro Cultural de Redondo recebe, de 4 de outubro a 15 de novembro,...

Redondo recebe V Jornadas Técnicas de Viticultura a 3 de outubro

O Auditório do Centro Cultural de Redondo recebe, no sábado, 3 de outubro, a...