Domingo, Outubro 1, 2023
Pub

Redondo: Museu Regional do Vinho acolhe exposição de peças sobre o mundo rural (c/fotos)

Mais notícias

O Museu Regional do Vinho, na vila de Redondo, acolhe, até janeiro de 2023, a exposição “Oficios – A vida rural da terra para a mesa”, da autoria de Arsénio Vieira.

Uma mostra onde se podem observar o ciclo do pão, ou seja, desde a sementeira do trigo até ao pão sair do forno, mas estão ainda expostas replicas de edifícios à escala.

Nas palavras proferidas, o autor das peças, Arsénio Vieira, explicou que “comecei esta arte aos 85 anos, quando no local público ouvi alguém dizer mal da agricultura e aí comecei a pensar em fazer sistema da agricultura, comecei a fazer artigos agrícolas antigos, vim modernizando até aos artigos modernos”.

Segundo o artesão, “há muita gente que não sabe a volta de um bago de trigo dá para chegar onde nós possamos comer, todas as voltas e o trabalho que se tem e foi isso que me levou a fazer todas as peças, mostrar aos mais novos todo esse ciclo”.

Já o vice-presidente da autarquia Redondense, Pedro Roma, disse-nos que “isto é uma mostra essencialmente o mundo rural do último século. O senhor Arsénio tem 92 anos, trabalhou toda a vida na agricultura e curiosamente, também ele foi um dos primeiros vereadores do município do Redondo em democracia ou foi vereador há 40 anos.

É uma exposição que deve ser observada, pois as peças estão feitas com uma minucia e uma qualidade única, pois é de louvar que aos 85 anos, este homem se tenha dedicado o seu tempo a fazer peças com esta qualidade”, frisou.

O autarca concluiu referindo que “não faria sentido trabalharmos temáticas mais modernas e mais vanguardistas, sem olhar para a nossa história, sem olhar para as nossas raízes e sem olhar para aquilo que também temos dentro do nosso concelho.”

Fique de seguida com as imagens da inauguração desta exposição, numa reportagem de Hugo Calado:

- Advertisement -

Mais notícias

- Advertisement -
- Pub -

Outras noticias

Centro de dados em hiperescala de Sines recebe primeiros clientes na próxima semana

A Start Campus, empresa que está a desenvolver o projeto SINES 4.0., recebe os primeiros clientes no centro de...