InícioAlentejoAlentejo CentralRedondo mostra arte em...

Redondo mostra arte em madeira que retrata profissões e tradições do século XX

Exposição de arte popular em madeira de Eliezer Conceição está patente no Centro Cultural de Redondo até 3 de maio, com entrada gratuita.

A exposição “Memória na Ponta da Navalha – Arte Popular em Madeira”, dedicada à coleção do redondense Eliezer Conceição (1943-2020), está patente no Foyer do Centro Cultural de Redondo até 3 de maio, com entrada gratuita.

A mostra reúne um conjunto de peças talhadas em madeira que retratam cenas da vida rural e das profissões tradicionais da segunda metade do século XX, evidenciando práticas e atividades ligadas ao quotidiano da época.

Representação de ofícios e tradições rurais

Entre os elementos em exposição destacam-se representações de ofícios como oleiro, sapateiro, pedreiro e louceiro, bem como atividades associadas ao mundo agrícola, incluindo o uso de alfaias e a matança do porco.

As obras incluem ainda recriações de objetos do dia-a-dia, como fornos de lenha e moinhos, e cenas pastoris com animais e carroças, nomeadamente a carroça da palha, a do aguadeiro e o carro de canudo (churrião). Estão também expostas peças como chaveiros e porta-chaves com figuras religiosas e animais.

Valorização da memória coletiva

Eliezer Conceição foi mestre de obras e sapateiro, tendo desenvolvido paralelamente trabalho na escultura em madeira, caracterizado pela atenção ao detalhe e pela representação de vivências ligadas ao meio rural.

A exposição tem como objetivo valorizar a arte popular enquanto testemunho de práticas e modos de vida de outras épocas, contribuindo para a preservação da memória coletiva e dos saberes tradicionais.

Mais notícias

Este cozido foi preparado lentamente numa panela de barro de Redondo

O cozido voltou a ser preparado como antigamente: lentamente, numa panela de barro. A...

Quatro dias de feira para mostrar “multiplicidade” do concelho de Odemira

A pecuária, a agricultura e o turismo vão estar em destaque na 34.ª edição...

Pedro Jóia leva concerto instrumental ao quarto dia do Monsaraz Museu Aberto

A 26.ª Bienal Cultural Monsaraz – Museu Aberto prossegue esta terça-feira, 14 de julho,...

Memórias da muralha de Évora em destaque na nova exposição fotográfica de António Carrapato

A exposição de fotografia "Rimas e Diálogos", da autoria de António Carrapato, foi inaugurada...

Cerca de 15 mil pessoas são esperadas no Festival Internacional de Música de Marvão

Cerca de 15 mil pessoas são esperadas na edição deste ano do Festival Internacional...

Cultura, território e música cigana marcam terceiro dia do Monsaraz Museu Aberto

A 26.ª Bienal Cultural Monsaraz – Museu Aberto prossegue esta segunda-feira, 13 de julho,...

Feira de S. Boaventura encerra em Arraiolos com Mostra de Atividades Económicas

A Feira de S. Boaventura termina esta segunda-feira, 13 de julho, em Arraiolos, com...

Teatro, dança e circo marcam segundo dia do Monsaraz Museu Aberto

A 26.ª Bienal Cultural Monsaraz – Museu Aberto prossegue este domingo, 12 de julho,...

Feira de S. Boaventura leva folclore e Ana Arrebentinha a Arraiolos no domingo

A Feira de S. Boaventura continua este domingo, 12 de julho, em Arraiolos, com...