Sexta-feira, Setembro 13, 2024

Redondo: Fernanda Sesifredo venceu Prémio Literário Hernâni Cidade, numa das edições mais participada (c/fotos)  

- Pub -

O Prémio Literário Hernâni Cidade deste ano, instituído pela Câmara de Redondo (Évora), através da biblioteca municipal, foi dedicado à crónica e teve como tema “Liberdade”.

A iniciativa pretende homenagear a memória do professor e escritor Hernâni Cidade, natural da vila alentejana de Redondo, e incentivar a criatividade literária entre jovens e adultos, segundo o município.

Segundo o vice-presidente da Câmara de Redondo, Pedro Roma, “trata-se de um prémio que já existe há mais de duas décadas e que mesmo em tempo de pandemia continuou a existir, tendo um boom nessa altura com o número de participantes a aumentar bastante”.

Segundo Pedro Roma, este ano o Prémio Literário Hernâni Cidade “contou com a participação de 163 autores”, destacando a “projeção cada vez maior não só na diáspora portuguesa, mas também do outro lado do atlântico com uma grande franja de brasileiros a participarem.

Já sobre o tema “Liberdade”, o autarca explicou que “foi escolhido pelo júri e pela biblioteca municipal” e “talvez tenha sido escolhido por estarmos na ressaca de termos estado presos e confinados durante 2 anos devido à pandemia”.

Concluiu referindo que “o prémio, com mais de 20 anos, é promovido pela Biblioteca Municipal para promover a escrita e também a leitura e, tem de continuar e seguir o seu caminho porque os leitores e escritores do mundo inteiro já o pedem.

A edição deste ano do prémio atribuiu aos três primeiros classificados, respetivamente, 750, 375 e 250 euros, de acordo com a organização.

Para além de duas Menções Honrosas, que foram atribuídas a autores brasileiros, o 3º prémio foi entregue a Marcos Campos, do Brasil, o 2º prémio a Ana Palmeiro Gonçalves, de Redondo e o 1º prémio a Fernanda Sesifredo, de Redondo.

Ensaísta e investigador, Hernâni António Cidade, doutorado em Filologia Românica, foi professor de liceu e das faculdades de Letras do Porto e de Lisboa.

Dotado de grande erudição, Hernâni Cidade contribuiu para o estudo da história da cultura e da literatura portuguesa, da qual é considerado um grande especialista, tendo-se notabilizado pelos seus ensaios sobre Camões.

Colaborador de A Águia, Seara Nova e do Primeiro de Janeiro, entre outros títulos da imprensa periódica, codirigiu o Diário Liberal e deixou o seu nome ligado à fundação da Colóquio: Revista de Artes e Letras e da Colóquio/Letras.

Hernâni Cidade nasceu em Redondo em 1887 e faleceu em Évora em 1975.

Fique de seguida com as imagens da cerimónia de entrega, numa reportagem de Hugo Calado:

- Pub -

Também pode gostar

- Pub -

Últimas Notícias

Ministra do Ambiente em Vila Viçosa com possíveis soluções para o setor dos mármores (c/fotos)

A Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, esteve em Vila Viçosa esta sexta-feira para uma visita...