Redondo: Feira Medieval de Montoito é um evento é “turístico, económico, cultural e educacional (c/fotos)

Feira Medieval de Montoito

A localidade de Montoito, no concelho de Redondo, vai recuar até à época medieval este sábado e domingo, 18 e 19 de junho.

A Praça 25 de Abril e a Rua Dr. António José de Almeida serão o palco para um conjunto de atividades que farão recuar alguns anos na história desta localidade.

A Feira Medieval é uma recriação daquilo que também é a história e as raízes da vila de Montoito”, referiu o presidente da Câmara de Redondo, David Galego, que acrescentou que “em 1270 Montoito recebe o primeiro foral de Pedro Anes, nesse foral foram feitas as bases para se poder alargar e fixar a população.”

A realização do evento nesta altura deve-se ao facto de “ter sido nesta altura que noutros tempos os lavradores, os comerciantes, os artesãos começavam de facto a fazer as suas trocas comerciais e foi seguramente muito importante para Montoito nessa época medieval, porque depois, em 1517, Montoito recebe o foral Manuelino que lhes dá o privilégio de ser sede de concelho até ao século XIX e por isso mesmo estas raízes que nós não podemos deixar perder e estamos aqui com a Feira Medieval”, disse o autarca.

Para David Galego este evento é “turístico, é económico, é cultural e educacional, pois, todas estas vertentes estão em todo aquele trabalho que se faz em prol das populações”, porque durante o evento “vamos ter muitas pessoas que nos visitam turisticamente e assim damos uma ajuda ao tecido económico e ao mesmo tempo damos a conhecer a história desta localidade”.

Fique de seguida com as imagens desta Feira Medieval, numa reportagem de Hugo Calado: