Rede Eunice encerra digressão de 2023 em Campo Maior e Estremoz, com Ainda Marianas

“Ainda Marianas”, criação de Catarina Rôlo Salgueiro e Leonor Buescu a partir das Novas Cartas Portuguesas, é o espetáculo que encerra a digressão de 2023 da Rede Eunice Ageas, projeto de circulação de espetáculos produzidos e coproduzidos pelo Teatro Nacional D. Maria II que, desde 2019.

Esta criação vai ser apresentada em quatro teatros municipais do Alentejo e do Algarve, ao longo do mês de outubro. Uma digressão que se inicia já na próxima sexta-feira, dia 6 de outubro, no Centro Cultural de Campo Maior, e que segue depois para Faro, Estremoz e Lagos.

Em abril de 1972, Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa publicam Novas Cartas Portuguesas, abordando temáticas tão diversas como a paixão, a clausura feminina, a escrita, o sentimento de isolamento e abandono ou a guerra. Em 1973, as autoras seriam levadas a julgamento pelo Estado Novo, que retirou o livro do mercado. E 2022, 50 anos após a publicação do livro, Catarina Rôlo Salgueiro e Leonor Buescu levaram à cena Novas Cartas Portuguesas e o julgamento que envolveu as autoras, num espetáculo que estreou na Sala Estúdio do Teatro Nacional D. Maria II e que continua agora em digressão pelo país.

Ana Baptista, Isabel Costa e Teresa Coutinho estão em palco, para convocar uma reflexão em torno da memória coletiva de um país. Para além de sessões para grupos escolares e público em geral, a equipa do espetáculo vai ainda desenvolver um Laboratório Teatral, destinado a alunos do ensino secundário, a partir das temáticas abordadas pela peça.

Lançada em 2016, e amadrinhada pela atriz Eunice Muñoz, a Rede Eunice Ageas é uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e do Grupo Ageas Portugal, desenvolvida em parceria com teatros municipais, com o propósito de reforçar a oferta teatral de qualidade em locais onde, muitas vezes, esta é ocasional ou irregular. Ao longo de 7 anos, fizeram já parte da Rede Eunice Ageas 13 teatros municipais, que acolheram um total de 21 espetáculos diferentes, abrangendo milhares de espectadores em várias regiões do país.

Em 2023, com o encerramento do Teatro Nacional D. Maria II para obras de requalificação e o lançamento do projeto Odisseia Nacional, a Rede Eunice Ageas ganhou uma nova expressão, com a circulação de 3 espetáculos por diversos teatros municipais, alguns deles que nunca tinham integrado esta rede até então.

Veja também:

Estremoz inaugurou investimento de 430 mil€ na Mata Municipal e prepara nova fase de requalificação para 2027 (c/fotos)

A Câmara Municipal de Estremoz inaugurou, este sábado, 17 de outubro, a primeira fase...

Militares do RC3 treinam na Serra d’Ossa para missão na Roménia

O Esquadrão de Reconhecimento do Regimento de Cavalaria n.º 3 (RC3), sediado em Estremoz,...

Bolo finto e vinho quente: Uma tarde para pôr as mãos na massa em Estremoz

Aprender a fazer bolo finto e prová-lo com vinho quente é a proposta da...

Estremoz inaugura primeira fase da requalificação da Mata Municipal este sábado

A Câmara Municipal de Estremoz vai inaugurar a primeira fase da requalificação da Mata...

Novo filme de Marta Mateus vai ser rodado em Estremoz e Borba e procura pessoas da região

A Clarão Companhia está a preparar a rodagem de “Na Graça da Manhã”, novo...

Estremoz: RC3 recebe cerca de 100 jovens por dia no Dia da Defesa Nacional

O Regimento de Cavalaria n.º 3 (RC3), em Estremoz, está a receber cerca de...

Energias renováveis no Alentejo: Diretor da Hyperion fala de investimentos, impactos e compensações (c/vídeo)

Ver entrevista completa Os investimentos em energias renováveis no Alentejo, os impactos ambientais e paisagísticos...

Estremoz reúne Portugal e Espanha para debater os Caminhos de Santiago no sul da Península Ibérica

Estremoz vai receber, nos dias 25 e 26 de novembro, a Conferência Internacional dos...

Wilson Honrado leva sunset a Estremoz para fechar ciclo que passou por vários pontos do país

O final de tarde de sábado, 17 de outubro, vai ser acompanhado por música...