Sexta-feira, Abril 19, 2024

Recolha itinerante de resíduos domésticos perigosos avança em 12 concelhos de Évora

- Pub -

A empresa responsável pelo tratamento de lixo de 12 dos 14 concelhos do distrito de Évora vai disponibilizar, a partir de quarta-feira, um serviço de recolha itinerante de resíduos domésticos cuja deposição em contentores comuns é imprópria.

Este novo serviço “foi concebido com o propósito de recolher em segurança os resíduos que são demasiado perigosos para serem colocados no lixo comum”, explicou hoje a empresa intermunicipal Gesamb – Gestão Ambiental e de Resíduos, em comunicado.

Segundo a Gesamb, o serviço, denominado Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos (UER2P), é “uma solução pioneira no país” que vai funcionar, de forma gratuita, em 12 concelhos do distrito de Évora.

A UER2P, adiantou a empresa intermunicipal, vai recolher “em segurança” objetos que “estão presentes em praticamente todas as habitações” e que “são perigosos”, sobretudo, quando são descartados.

Cosméticos, telemóveis, eletrodomésticos, lâmpadas, aerossóis, produtos de limpeza, pesticidas, tintas, vernizes, pilhas e baterias são alguns desses objetos, os quais “possuem na sua composição materiais tóxicos, inflamáveis, corrosivos e até contaminantes”, indicou.

O serviço vai funcionar em regime itinerante, com estadias de cinco a 21 dias por local, com a presença de um técnico para o esclarecimento de dúvidas e aconselhamento.

De acordo com a Gesamb, o arranque da UER2P está marcado para quarta-feira, em Évora, na Praça 1.º de Maio, em pleno centro histórico da cidade, permanecendo, neste local, até ao dia 12 deste mês.

Até 17 de maio de 2022, adiantou a empresa, este serviço vai passar por Mourão, Reguengos de Monsaraz, Alandroal, Redondo, Vila Viçosa, Borba, Estremoz, Arraiolos, Mora, Montemor-o-Novo e Vendas Novas.

A Gesamb tem exploração do aterro sanitário intermunicipal do distrito de Évora, sete ecocentros (quatro deles são também estações de transferência), quatro estações de transferência, um centro de triagem e uma unidade de tratamento mecânico e biológico.

Com uma área de intervenção que corresponde a 6,9% da área total do país, abrangendo cerca de 144.166 habitantes, inseridos nos 12 concelhos, a empresa faz o tratamento e valorização de 1,6% do lixo doméstico produzido em Portugal.

Itinerância:

(as datas indicadas estão sujeitas a alterações devida a razões de força maior tal como condições climatéricas. Qualquer alteração será comunicada nos canais de comunicação da Gesamb e respetivo município)

- Pub -

Também pode gostar

- Pub -

Últimas Notícias

Reguengos de Monsaraz: Município entrega ecopontos domésticos à população

Um total de cinco mil ecopontos domésticos está a ser distribuído em todos os domicílios do concelho de Reguengos...