InícioAlentejoBaixo AlentejoRecante apresentam nova abordagem...

Recante apresentam nova abordagem ao cante alentejano em espetáculo na Casa do Alentejo

Os Recante vão estrear-se na Casa do Alentejo, em Lisboa, no dia 28 de fevereiro, às 21h30, num concerto que propõe uma fusão entre a música tradicional alentejana e influências de eletrónica e experimentação contemporânea.

Os Recante vão estrear-se na Casa do Alentejo, em Lisboa, no dia 28 de fevereiro, às 21h30, num concerto que propõe uma fusão entre a música tradicional alentejana e influências de eletrónica e experimentação contemporânea.

O projeto, nascido em 2023, tem vindo a desenvolver uma sonoridade que parte do cancioneiro alentejano como base para novas abordagens musicais. Em comunicado, Maria, vocalista do grupo, explica que desde o início existe “a vontade de experimentar” aliada a “um respeito profundo pelo cancioneiro alentejano”, defendendo que “a tradição é um organismo vivo”.

Um percurso marcado por palcos nacionais e internacionais

Desde a sua criação, os Recante têm passado por diversos espaços e festivais, entre os quais o Cineteatro de Almodôvar, o Teatro Municipal de Portimão, o Festival F, o Festival Periférico e o Festival de Literatura de São Tomé e Príncipe.

A banda prepara agora uma nova etapa criativa, com a promessa de acrescentar novas texturas ao seu trabalho. Maria João Jones afirma que o grupo está “em permanente construção”, sublinhando a importância de manter a música “viva e em diálogo com o tempo”.

Participação do Grupo Coral Raízes do Cante

O concerto de estreia na Casa do Alentejo contará com a participação do Grupo Coral Raízes do Cante, de Cuba, num encontro entre a tradição coral e a abordagem contemporânea dos Recante.

Para a vocalista, atuar neste espaço tem um significado particular, descrevendo-o como “um lugar simbólico, carregado de memória e identidade”. Luís Caracinha, guitarrista e fundador do projeto, refere que o espetáculo convida o público a conhecer “uma abordagem mais afastada da pop”, com momentos que apelam “à viagem”.

Bilhetes já disponíveis

O concerto realiza-se no dia 28 de fevereiro, às 21h30, na Casa do Alentejo, em Lisboa. A organização está a cargo da associação A Tal Emersa, com produção da Epopeia Records em co-produção com a Casa do Alentejo, e apoio da Câmara Municipal da Cuba.

Mais notícias

Candidaturas abertas até setembro para criação da Orquestra Regional do Alentejo

As candidaturas ao concurso para a criação da Orquestra Regional do Alentejo, com uma...

Santiago do Cacém: Delfins, Dillaz e Pluto atuam no Festival das Cores

Delfins, Dillaz e Pluto vão atuar na 12.ª edição do Festival das Cores, que...

Há uma noite com música, vinho e visitas à Cripta Arqueológica de Alcácer do Sal

A Cripta Arqueológica do Castelo de Alcácer do Sal volta a receber as “Noites...

Kajó Soares fecha quinto dia do Monsaraz Museu Aberto com concerto na Arena do Castelo

Kajó Soares é o nome em destaque no programa desta quarta-feira, 15 de julho,...

Quatro dias de feira para mostrar “multiplicidade” do concelho de Odemira

A pecuária, a agricultura e o turismo vão estar em destaque na 34.ª edição...

Pedro Jóia leva concerto instrumental ao quarto dia do Monsaraz Museu Aberto

A 26.ª Bienal Cultural Monsaraz – Museu Aberto prossegue esta terça-feira, 14 de julho,...

Cerca de 15 mil pessoas são esperadas no Festival Internacional de Música de Marvão

Cerca de 15 mil pessoas são esperadas na edição deste ano do Festival Internacional...

“Senti-me em casa”: Miguel Vargas rende-se ao público de Évora após concerto de flamenco (c/fotos)

A Família Vargas levou este domingo, 12 de julho, o flamenco da Extremadura ao...

Cultura, território e música cigana marcam terceiro dia do Monsaraz Museu Aberto

A 26.ª Bienal Cultural Monsaraz – Museu Aberto prossegue esta segunda-feira, 13 de julho,...