InícioÚltimasReabilitação da variante à...

Reabilitação da variante à cidade de Évora entra na fase final

A terceira e última fase da obra de Reabilitação da Variante à Cidade de Évora terá início a 20 de janeiro, contemplando o troço entre a Rotunda do Sobreiro (Mercadona) e a Rotunda Manuel Francisco (Lagril). Esta intervenção marca a conclusão da reabilitação da Variante em toda a sua extensão.

Os trabalhos incluem a substituição integral do pavimento, a implementação de via dupla nos troços tecnicamente viáveis, a criação de uma faixa de circulação pedonal e ciclável, a renovação da sinalização, a instalação de elementos de segurança e a colocação de placas de separação de vias. O investimento total ascende a 648 131,59€ +IVA (6%).

O prazo de execução desta fase está estimado em cerca de três semanas, podendo sofrer alterações em função das condições climatéricas. Durante o período de intervenção, haverá condicionamentos no trânsito, pelo que a Câmara Municipal recomenda atenção à informação disponibilizada através dos canais oficiais.

A obra, essencial devido à degradação do pavimento, insere-se no Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Évora. Este plano foi desenvolvido pelo Município em articulação com a população e entidades ligadas à mobilidade urbana, promovendo a modernização das infraestruturas viárias e a sustentabilidade ambiental.

Entre as intervenções associadas ao plano, destaca-se o Interface Modal do Rossio de S. Brás, que inclui uma ligação à Estação do Caminho de Ferro, bem como faixas pedonais e cicláveis. Este circuito conecta a zona envolvente das muralhas à Variante, proporcionando acesso seguro às áreas de expansão comercial e industrial a sul da cidade.

Mais notícias

Universidade de Évora promove concerto solidário de flamenco para apoiar estudantes

A Universidade de Évora promove, no próximo domingo, 12 de julho, um concerto solidário...

Insolvências aumentam em Beja, Évora e Portalegre no primeiro semestre de 2026

Os distritos de Beja, Évora e Portalegre registaram um aumento das insolvências declaradas durante...

Politécnico de Portalegre lança concurso de 5,7 milhões para novo campus em Elvas

O Instituto Politécnico de Portalegre lançou um concurso público para a renovação e ampliação...

Évora_27 leva “Revelação” à Sé e “MA” ao Salão Central Eborense em noite de programação dupla

Évora_27 – Capital Europeia da Cultura apresenta, no dia 18 de julho, uma noite...

Câmara de Évora adota novas medidas face a problemas de limpeza e higiene públicas

A Câmara de Évora vai adotar um conjunto de medidas para enfrentar problemas de...

Fotografias de António Carrapato desvendam memórias e segredos da muralha de Évora

Memórias e segredos da muralha de Évora são desvendados numa exposição de fotografia de...

Audiovisual ajuda a promover o Alentejo: José Manuel Santos destaca impacto de «Millennial Mal» na projeção da região

A apresentação da série luso-espanhola «Millennial Mal», realizada esta quarta-feira em Évora, serviu também...

O que o elenco de «Millennial Mal» disse sobre Évora na apresentação da série

A estreia de «Millennial Mal», série luso-espanhola que chega à RTP1 e à Filmin...

«Évora não foi apenas cenário: Ajudou a construir a história de ‘Millennial Mal’»

A cidade de Évora não serviu apenas de cenário às filmagens de "Millennial Mal"....