O presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Zorrinho, defendeu esta quinta-feira a importância da parceria entre o município, as empresas e os trabalhadores como eixo central de desenvolvimento do território, no âmbito da Feira de Emprego do Turismo, realizada na Arena d’Évora.
O autarca enquadrou a iniciativa no contexto dos dez anos da Bolsa de Empregabilidade, sublinhando que a continuidade do projeto comprova a sua relevância. «É uma excelente parceria e o facto de estarmos a celebrar o décimo aniversário demonstra bem que ela é importante porque se repete e repete cada vez com mais dinâmica», afirmou.
Emprego e sustentabilidade do território
Carlos Zorrinho destacou que a feira responde simultaneamente às necessidades de quem procura emprego e das empresas que necessitam de recursos humanos qualificados. «É importante para quem procura um emprego que o realize, quer para quem procura pessoas com as qualificações necessárias para que as empresas sejam sustentáveis e para que as organizações e o território consigam criar riqueza», referiu.
O presidente da Câmara apontou ainda os números acumulados ao longo das edições como indicador de impacto: «Os números não enganam. 35.000 candidatos impactados, 1500 empresas, 70% dos contactos que tiveram sucesso foram no Alentejo, em Évora».
Crescimento sem competição territorial
Nas palavras proferidas, o autarca defendeu um modelo de crescimento assente na cooperação regional. «Nós não disputamos a riqueza nem o investimento com as outras regiões do Alentejo. Nós queremos crescer por nós e fazer crescer os outros», afirmou.
Carlos Zorrinho acrescentou que o objetivo do município passa por reforçar a capacidade de atração de empresas e residentes qualificados. «Não queremos roubar quadros qualificados, mas ambicionamos, como grande capital europeia ao Sul, ser cada vez mais atractivos para as empresas e para quem aqui vier viver e trabalhar», declarou.
Habitação, serviços e novo Plano de Urbanização
O presidente da Câmara relacionou ainda a captação de investimento com medidas estruturais em curso no concelho, referindo a necessidade de «mais habitação, melhores serviços, mais rapidez de decisão, mais proximidade».
Anunciou que o Plano de Urbanização de Évora estará em discussão pública e entrará em vigor em outubro, convidando a população a participar no processo. Segundo afirmou, o documento «vai abrir muito mais espaço para as empresas, muito mais espaço para os serviços, mais habitação do mercado, mais habitação acessível».
Para o autarca, «municípios, empregadores e trabalhadores nos diversos setores são parceiros naturais. Ganham todos, se cada um conseguir cumprir a sua missão».



















