Na Semana 49 de 2024, correspondente ao período entre 2 e 8 de dezembro, o mercado suíno no Alentejo apresentou características de estabilidade, alinhando-se com a tendência nacional e europeia, seundo os dados do SIMA.
A oferta e a procura de suínos para abate foram classificadas como médias, sem alterações nas cotações dos porcos classe E e classe S, bem como dos leitões entre 19 e 25 kg. No entanto, registou-se um aumento de 20 cêntimos por quilograma no preço dos leitões com menos de 12 kg.
A nível nacional, as cotações dos porcos de classe E e S mantiveram-se estáveis em relação à semana anterior. Os leitões com peso inferior a 12 kg destacaram-se com a quarta semana consecutiva de aumento nos preços médios nacionais, enquanto os leitões entre 19 e 25 kg continuaram com valores estáveis.
A proximidade das festividades natalícias e de Ano Novo aumentou a procura de leitões em várias regiões do país, incluindo o Alentejo, sendo este um fator que impulsionou a subida de preços. No entanto, a estabilidade na oferta regional foi reforçada por animais oriundos de outras áreas do país e da União Europeia, com destaque para importações de Espanha.
Em contexto europeu, os preços dos porcos de engorda mantiveram-se estáveis nos países analisados, como Portugal, Espanha, França e Alemanha, demonstrando uma conjuntura de equilíbrio nos principais mercados.