InícioCulturaPS quer Associação Évora...

PS quer Associação Évora 2027 na lista de entidades elegíveis para ‘vistos gold’

O PS apresentou uma recomendação ao Governo para que a associação gestora da Capital Europeia da Cultura (CEC) Évora_27 seja incluída na lista oficial das entidades culturais elegíveis para os chamados ‘vistos gold’.

Este projeto de resolução vai ser discutido na reunião da Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto marcada para terça-feira, segundo a respetiva ordem de trabalhos, consultada pela agência Lusa no ‘site’ do parlamento.

Na recomendação, igualmente consultada pela Lusa na página de Internet da Assembleia da República, os subscritores realçam que Évora_27 “desempenha um papel decisivo na dinamização cultural, económica e social da cidade, da região e do país”.

“A sua promoção através da Associação Évora 2027 tem contribuído para o reforço da identidade cultural, para a valorização do património e para a coesão social”, vincam os oito deputados socialistas que assinam o projeto de resolução.

Nesse sentido, estes parlamentares consideram que se torna “imprescindível que a Associação Évora 2027 seja incluída na lista de entidades culturais reconhecidas pelo Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC)”.

“Tal inclusão permitirá à associação beneficiar do investimento associado à Autorização de Residência para Atividade de Investimento (ARI) – os chamados ‘vistos gold’ -, instrumento essencial para garantir os financiamentos necessários e a sustentabilidade do projeto”, justificam.

Os deputados defendem esta solução “face à relevância e ao impacto deste projeto no panorama cultural nacional e à necessidade de reforço de investimento no projeto, de forma complementar ao investimento do Estado português e da UE”.

Assim, os subscritores recomendam que o Governo assegure a rápida inclusão da Associação Évora 2027 na lista oficial das entidades culturais elegíveis para investimento por ARI e a sua divulgação junto dos potenciais investidores e do setor cultural.

Este projeto de resolução foi subscrito pelos deputados do PS Luís Dias, Porfírio Silva, Paulo Lopes Silva, Aida Carvalho, Dália Miranda, José Carlos Barbosa, Margarida Afonso e Pedro Delgado Alves.

De acordo com informação disponível no ‘site’ do GEPAC, o regime de ARI permite que cidadãos de estados terceiros possam obter uma autorização de residência temporária para atividade de investimento, com a dispensa de visto de residência, para entrar em território nacional.

Mais notícias

ULS do Alentejo Central cria três núcleos de enfermeiros especialistas

A Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC) avançou com a criação de...

IPMA atualiza magnitude e intensidade do sismo registado esta madrugada perto de Évora

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) atualizou para 3,7 a magnitude...

Évora: Apresentada no sábado performance “O narrador”

A performance “O narrador”, do dramaturgo e ator Diogo Liberano, vai ser apresentada, no...

Sismo de magnitude 3,6 com epicentro a sul-sudeste de Évora

Um sismo de magnitude 3,6 na escala de Richter foi registado durante a madrugada...

Helena David conta no VÄLIDO Talks como transformou o amor pelos animais numa profissão

Helena David é a convidada do novo episódio do podcast VÄLIDO Talks, no qual...

Banco de Portugal aponta que há 22 freguesias do Alentejo sem ponto de acesso a dinheiro

Vinte e duas freguesias dos distritos de Beja, Évora e Portalegre não dispunham de...

Câmara de Évora formaliza gestão da Casa das Sementes para futuro espaço cultural

O Município de Évora formalizou, esta terça-feira, 21 de julho, a transferência de competências...

Universidade de Évora reúne especialistas de três países para debater violência e dignidade humana

A Universidade de Évora promove, até esta quarta-feira, 22 de julho, o Seminário Internacional...

Alentejo perde oferta de casas à venda, mas Beja segue em contraciclo entre as capitais de distrito

A oferta de habitação disponível para venda continuou a diminuir em várias zonas do...