InícioÚltimasPS preocupado com adiamento...

PS preocupado com adiamento da abertura do novo hospital em Évora

O PS manifestou-se hoje preocupado com o adiamento da conclusão das obras do Hospital Central do Alentejo, em construção em Évora, e prometeu exigir ao Governo medidas que garantam o fim da empreitada “o mais rapidamente possível”.

“É com profunda preocupação que a Federação de Évora do Partido Socialista recebe a notícia do adiamento da entrada em funcionamento do Hospital Central do Alentejo”, pode ler-se num comunicado enviado à agência Lusa por esta estrutura partidária.

A entrada em funcionamento da futura unidade hospitalar foi adiada para o primeiro semestre de 2026, devido a atrasos nas obras, indicou o Ministério da Saúde, na quarta-feira, numa resposta a questões da Lusa por correio eletrónico.

Frisando que o novo hospital “representa um investimento significativo na saúde pública e no progresso da região” alentejana, os socialistas de Évora lamentaram que o projeto “seja novamente adiado”.

“Procuraremos perceber, junto do atual Governo, mais concretamente do Ministério da Saúde, e das entidades envolvidas o que conduziu a este impasse e exigiremos que sejam tomadas as medidas necessárias para garantir a conclusão da obra o mais rapidamente possível”, vincaram.

A Federação Distrital de Évora do PS, liderada pelo atual deputado socialista Luís Dias, também alertou para “a falta de resolução das questões relacionadas com as expropriações dos terrenos para as acessibilidades”.

Esta situação “revela uma total descoordenação entre as diferentes entidades envolvidas”, argumentou, considerando que “a burocracia e a falta de diálogo entre o Governo e a Câmara de Évora estão a colocar em causa a concretização” do projeto.

Também na quarta-feira, em declarações à Lusa, o presidente do município, Carlos Pinto de Sá, disse que, tal como já alertou várias vezes, ainda não foi alterado um protocolo para que a autarquia assuma as competências pelas expropriações, nem foram transferidas as verbas.

No comunicado, o PS de Évora lembrou que foi um governo socialista que iniciou o projeto e que também deu “os passos necessários para que a criação de um curso de Medicina possa ser uma realidade futura”.

“Trata-se de um dos maiores investimentos feitos no Alentejo até hoje e as nossas populações merecem-no há já muito tempo”, pelo que, para o PS, o projeto do novo hospital “continua a ser uma prioridade”.

A conclusão das obras do novo hospital já teve várias datas anunciadas, como o final de 2023 ou início de 2024, final de 2024, fevereiro de 2025, no tempo do Governo do PS, e, agora, primeiro semestre de 2026, com o Governo AD.

Envolvendo um investimento superior a 200 milhões de euros, o futuro hospital deverá ter 360 camas em quartos individuais, o que pode ser aumentado, se necessário, até 487, 11 blocos operatórios, três dos quais para atividade convencional, seis para ambulatório e dois de urgência, cinco postos de pré-operatório e 43 postos de recobro, entre outras valências.

Mais notícias

Sismo de magnitude 3,6 com epicentro a sul-sudeste de Évora

Um sismo de magnitude 3,6 na escala de Richter foi registado durante a madrugada...

Helena David conta no VÄLIDO Talks como transformou o amor pelos animais numa profissão

Helena David é a convidada do novo episódio do podcast VÄLIDO Talks, no qual...

Câmara de Borba requalifica pavimento do Largo da Fonte das Bicas

O Município de Borba está a requalificar o pavimento do Largo da Fonte das...

Câmara de Vila Viçosa dá início à requalificação da envolvente do Centro Multiusos de São Romão

A Câmara Municipal de Vila Viçosa deu início formal à empreitada de requalificação urbanística...

Banco de Portugal aponta que há 22 freguesias do Alentejo sem ponto de acesso a dinheiro

Vinte e duas freguesias dos distritos de Beja, Évora e Portalegre não dispunham de...

Ministro alerta que os processos burocráticos e judiciais na Barragem do Pisão vão sair caros aos contribuintes

O ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, apontou a Barragem do Pisão,...

Câmara de Évora formaliza gestão da Casa das Sementes para futuro espaço cultural

O Município de Évora formalizou, esta terça-feira, 21 de julho, a transferência de competências...

Universidade de Évora reúne especialistas de três países para debater violência e dignidade humana

A Universidade de Évora promove, até esta quarta-feira, 22 de julho, o Seminário Internacional...

Ministro critica 26 anos de espera pela Rede de Rega do Xévora e defende menos burocracia nos investimentos públicos

A demora de 26 anos entre a construção da barragem do Abrilongo e a...