InícioAlentejoProjeto “Voz Comum” une...

Projeto “Voz Comum” une Cante Alentejano e escolas na programação de Évora_27

Iniciativa integrada na Évora_27 junta escolas e comunidades em torno do Cante Alentejano e da criação artística participativa.

Arrancou esta segunda-feira, 23 de fevereiro, o projeto “Voz Comum – Polifonias de Pertença”, iniciativa artística e comunitária integrada na programação oficial de Évora_27 – Capital Europeia da Cultura.

A proposta assenta no canto coletivo como espaço de encontro e construção de identidade, cruzando as tradições polifónicas do Alentejo com outras práticas vocais. O objetivo passa por envolver comunidades e artistas em processos de criação participativa, explorando o território, a memória e o sentido de pertença através da música.

Depois da primeira sessão, realizada em fevereiro, estão previstas novas iniciativas nos meses de março, outubro e novembro, assegurando a continuidade do trabalho com escolas e comunidades.

O Município de Castro Verde associa-se ao projeto como parceiro, contribuindo com a experiência das aulas de Cante Alentejano desenvolvidas nas escolas do concelho. Este modelo pedagógico está agora a ser implementado nos Agrupamentos de Escolas Severim de Faria, Manuel Ferreira Patrício e Gabriel Pereira, em Évora.

A iniciativa conta com a participação dos músicos e monitores de Cante Alentejano David Pereira, Gabriel Costa e Filipe Pratas, responsáveis pela dinamização das sessões junto das novas gerações.

Com esta participação, Castro Verde reforça a aposta na salvaguarda e promoção do Cante Alentejano, integrando-se num projeto cultural de dimensão europeia centrado na valorização do património e na ligação entre educação e comunidade.

Mais notícias

Cante alentejano, fandango e flamenco encontram-se num concerto gratuito em Évora

Évora recebe, no dia 25 de julho, o espetáculo “El Cante Rasgueado”, do artista...

Municípios do Baixo Alentejo alertam para risco de perder 5,3M€ do PRR em obras de saúde

Os municípios de Castro Verde, Moura, Ourique e Serpa exigem ao Ministério da Saúde...

Avis: Feira Franca entre sexta-feira e domingo

Os músicos Richie Campbell, HMB, Badoxa, Os Quatro e Meia e Luís Trigacheiro são...

Academia de Verão junta jovens de três países e apresenta musical Mamma Mia! em Portel

A terceira edição da Academia de Música e Artes de Verão termina em Portel...

Batalha de Ourique celebrada em Castro Verde e Ourique

O 887.º aniversário da Batalha de Ourique vai ser celebrado, no próximo sábado, com...

Plataforma de visitas virtuais a museus e monumentos já está disponível – Governo

O Ministério da Cultura informou hoje que já está disponível em 360.patrimoniocultural.gov.pt a plataforma...

Gala do Cante encerra Monsaraz Museu Aberto no último dia da bienal

A 26.ª Bienal Cultural Monsaraz – Museu Aberto termina este domingo, 19 de julho,...

Governo lança em outubro apoio de 1M€ para serviços educativos dos museus

O Governo vai lançar uma linha de financiamento para a criação ou melhoria de...

Piscinas de Évora encerram preventivamente após deteção de bactéria

As piscinas municipais de Évora foram encerradas preventivamente ao público, após terem sido detetados...