Projeto “Sou Capaz” é aprovado e avança no Bairros das Pedreiras, em Beja

habitação social das forças armadas

A Associação de Desenvolvimento Integrado no Meio Rural (Alentejo XXI) obteve aprovação da candidatura “Sou Capaz”, no âmbito da candidatura efetuada ao programa “Bairros Saudáveis”.

Este projeto tem como objetivo capacitar as famílias residentes no Bairro das Pedreiras de competências pessoais, sociais e profissionais, para que possam participar ativamente no processo de melhoria da qualidade de vida.

A candidatura prevê uma ampla intervenção através de ações de formação profissional e da instalação de um espaço físico que permitirá desenvolver outras atividades com a comunidade. Para isto, está previsto a criação de uma associação de jovens no bairro, a estimulação vocacional através do desenho e da arte, ateliers de azulejaria e percussão, apoio à leitura e escrita, animação multimédia educativa e ainda ações de sensibilização no âmbito da saúde.

O projeto tem como parceiros estratégicos a Câmara Municipal de Beja, a União de Freguesias de Salvador e Santa Maria e as associações Sílaba Dinâmica e a Associação para a Igualdade de género nas Comunidades Ciganas (Ribaltambição). Este projeto tem um financiamento total de perto de 50 mil euros que permitirá a contratação de uma técnica superior a tempo inteiro e de um monitor a tempo parcial.