Projeto quer diminuir casos de violência contra idosos no concelho de Reguengos de Monsaraz

Um projeto de prevenção da violência contra os idosos está a decorrer no concelho de Reguengos de Monsaraz, de forma a “alertar a população sobre os vários tipos de violência que são infligidos aos idosos”.

O projeto está a ser implementado pela Equipa de Prevenção da Violência contra os Adultos (EPVA) do Centro de Saúde de Reguengos de Monsaraz, numa parceria com a GNR e as Junta de Freguesia do concelho, com o apoio do Município de Reguengos de Monsaraz.

De acordo com o assistente social Joaquim Oliveira, coordenador da Equipa de Prevenção da Violência contra os Adultos (EPVA) do Centro de Saúde de Reguengos de Monsaraz, o projeto que está a ser executado, “começou por apresentar este projeto aos idosos do ‘Séniores a Mexer’ que é um grupo de trabalho que existe no município de Reguengos de Monsaraz, em todas as freguesias e em todas as aldeias, sendo que desenvolvemos flyers que estão a chegar à casa de todos os reguengenses com vários alertas e contactos a utilizar em situações de risco”.

“A segunda fase do projeto, que já está a decorrer, foca-se nos maus-tratos no interior das instituições e neste caso a equipa desloca-se às instituições para falar com os cuidadores e alertar para certas práticas que, às vezes, até de forma involuntária, se constitui como negligência ou maus-tratos a idosos”, adiantou o coordenador.

Para Joaquim Oliveira, “é importante que os idosos tenham coragem para denunciar situações de maus-tratos, de negligência e de violência que às vezes são vítimas por parte de familiares ou pessoas mais próximas e esse é um dos objetivos deste projeto, encorajá-los”.

Para além de tentar encorajar os idosos a denunciar, este projeto, indica o responsável, pretende “alertar também a população em geral para o facto de qualquer cidadão, ter a obrigação de denunciar caso tenha conhecimento de alguma situação e por isso quisemos chegar a todas as casas, a todas as habitações, através de um flyer”.

Já sobre o número de casos de violência contra idosos no concelho de Reguengos de Monsaraz, Joaquim Oliveira não adiantou números, referindo apenas que “existem processos, existem processos em acompanhamento e o mais interessante é que, no decorrer deste projeto nós tivemos mais sinalizações, ou seja, já conseguimos pelo menos um dos nossos objetivos, que era a incentivar as pessoas a fazer denúncia”.

“Inicialmente nós tínhamos previsto só o concelho de Reguengos de Monsaraz, até porque é um projeto extremamente trabalhoso e muito exigente para a equipa, mas estamos a pensar estender este projeto ao concelho de Mourão, onde também trabalhamos diariamente”, adiantou Joaquim Oliveira.

Após serem detetadas situações de violência contra idosos, segundo o coordenador do projeto, “a equipa vai acompanhar os casos até resolver, é esse o nosso objetivo”, acrescentando que “quando as situações nos são sinalizadas e principalmente são sinalizadas através dos médicos de família, dos outros enfermeiros e qualquer profissional da área da saúde e também dos nossos parceiros, nós vamos averiguar e abrimos aqui um processo que é um processo interno e a partir dai vamos acompanhado e até elaboramos um plano de intervenção tanto junto do idosos como junto do agressor”.

Com este projeto “contamos diminuir ao máximo vários tipos de violência que são infligidos aos idosos”, concluiu Joaquim Oliveira.

Mais notícias

Reguengos de Monsaraz debate saúde mental para lá da aparência

A saúde mental, a imagem e a relação entre mente e corpo vão estar...

Cancro da pele e oral: Serpa e Reguengos recebem ações em outubro

Serpa e Reguengos de Monsaraz vão receber ações de diagnóstico precoce do cancro da...

Monsaraz recebe exposição de artistas do Brasil, Moçambique e Angola

A Igreja de Santiago, em Monsaraz, recebe até 22 de novembro a exposição "Três...

Reguengos de Monsaraz prolonga comemorações do Dia Mundial do Turismo até novembro

O Município de Reguengos de Monsaraz está a assinalar o Dia Mundial do Turismo...

Por Aqui: Um dia entre São Pedro do Corval, Monsaraz e as margens do Alqueva

Há viagens que não precisam de muitos quilómetros para atravessar paisagens, património e tradições...

Homem de 22 anos fica em prisão preventiva por suspeitas de vários crimes em Reguengos de Monsaraz

Um homem de 22 anos ficou em prisão preventiva depois de ter sido detido,...

Homem de 38 anos fica em internamento preventivo por suspeitas de violência doméstica contra a mãe em Mourão

Um homem de 38 anos ficou sujeito à medida de coação de internamento preventivo,...

Vice-presidente da CCDR desafia municípios do Alentejo a avançarem com cartas arqueológicas

O vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo), Henrique...

Arqueologo Rui Mataloto aponta Reguengos de Monsaraz como referência do megalitismo no Alentejo

Mais de 4.500 referências arqueológicas existentes em diferentes fontes foram analisadas, confrontadas e relocalizadas...