Projeto que vai plantar 50 mil árvores no distrito de Évora, cria área de restauro ecológico em Monsaraz

Projeto além risco

O Projeto Além Risco, que pretende plantar no distrito de Évora 50 mil árvores, de forma a combater as consequências nefastas das alterações climáticas.

Neste sentido, este projeto vai criar uma área de restauro ecológico numa área contígua à praia de Monsaraz, no concelho de Reguengos de Monsaraz.

Segundo nos disse Fernando Moital, coordenador do projeto, trata-se de “uma área de 3,2 ha contígua à Praia de Monsaraz, e nas margens da barragem de Alqueva, vamos plantar cerca de 1200 árvores autóctones, reintroduzindo espécies já existentes antes da intervenção da Albufeira do Alqueva”.

O responsável disse-nos ainda que esta área de restauro ecológico tem como objetivo “regenerar a paisagem; induzir a disseminação natural destas espécies; criar áreas sombra e de refúgio para a avifauna; e sensibilizar, através da instalação de sinalética, junto da comunidade, nomeadamente dos milhares utilizadores da Praia Fluvial de Monsaraz, para a importância da criação e preservação destas áreas piloto de restauro.

A plantação ocorrerá de 9 a 12 de dezembro e contará com a colaboração de voluntários da Associação Plantar uma Árvore.