Projeto para piscina flutuante vence 1.ª edição do OPJ de Almodôvar

Câmara de Almodôvar

O projeto de instalação de uma piscina flutuante na barragem do Monte Clérigo, em Almodôvar (Beja), foi o vencedor da primeira edição do “Orçamento Participativo Jovem” (OPJ) da câmara municipal, foi hoje anunciado.

Segundo um comunicado do município alentejano, a proposta apresentada por Tiago Encarnação representa um investimento total de 46.855 euros.

O projeto vencedor do OPJ de Almodôvar propõe a instalação “de uma plataforma aquática composta integralmente por cubos de plástico e livre de qualquer manutenção”, que pode permanecer dentro de água “por um período de tempo indefinido”.

A autarquia acrescentou que a criação de uma piscina flutuante na albufeira do Monte Clérigo permitirá “aos utilizadores desfrutarem da barragem” e “usufruírem de um tempo de descanso”.

É um projeto que “não serve somente as expectativas destes jovens”, mas que “serve também de complementaridade àquilo que é a oferta do concelho nesta área” do turismo, observou o presidente da Câmara de Almodôvar, António Bota, em declarações à Lusa.

De acordo com o autarca, o OPJ foi lançado este ano pela autarquia do distrito de Beja para desafiar os jovens até 30 anos, naturais do concelho, a apresentarem propostas de investimento municipal que possam “melhorar a qualidade de vida e bem-estar no concelho”.

A iniciativa “traz enormes vantagens, uma vez que faz refletir aquilo que são as expectativas” dos jovens e “aquilo que eles querem para o concelho”, disse.

A primeira edição do OPJ de Almodôvar teve uma dotação de 50.000 euros e a votação decorreu no passado mês de agosto.

Concluída a edição de estreia, o presidente da Câmara de Almodôvar considerou que, “para primeira vez”, foi um projeto “extraordinário” e uma experiência que se manterá.

“Foi a primeira de muitas [edições]! É garantido que o OPJ vai continuar” em Almodôvar, concluiu António Bota.