O Projeto Público para a Casa Mortuária de Barrancos, da autoria MESA Atelier, é o vencedor da 4ª Edição do Prémio Concreta UNDER 40.
Em comunicado da organização do prémio, este projeto trata-se da «criação de espaço público de grande qualidade no interior do Sul de Portugal».
«É notória a sua integração sensível no território, bem como a pertinente configuração volumétrica do programa na sua relação direta com a paisagem, sensível à potenciação da temática interior/exterior através do desenho de atravessamentos visuais», pode ler-se ainda.
O júri destaca ainda que foi valorizada «a expressão tectónica da construção, feita com contenção, sobriedade, simplicidade e coerência material».
Este concurso tem como objetivo promover e reconhecer o trabalho desenvolvido pelas novas gerações de arquitetos, cujo patamar de idades não ultrapassará, em média, os 40 anos.
«Pretende-se avaliar e premiar obras contruídas em território nacional, da autoria de Arquitetos portugueses que, com criatividade, profissionalismo e mestria, se adaptaram à realidade da sua época, e desenvolveram projetos que se destacam pela capacidade criativa e de inovação, aliadas à qualidade técnica», segundo a organização.
Pode consultar o projeto aqui.